Europa denuncia que CIA fez mais de mil vôos secretos sobre o continente

A Comissão de Investigação do Parlamento Europeu que investiga os vôos ilegais da CIA pelo continente chegou à conclusão que ocorreram mais de mil vôos secretos da agência de espionagem americana na reg

Mais de mil vôos secretos da CIA foram realizados desde 2001 pelos aeroportos e céus europeus, afirmou nesta quarta-feira Claudio Fava, da comissão de investigação do Parlamento Europeu sobre essa denúncia.

A comissão não tem poder de punição, mas procedeu a várias audiências que confirmaram, segundo Fava, que a CIA "foi claramente responsável pelo seqüestro e detenção de supostos terroristas nos Estados membros da União Européia" de forma completamente ilegal.

Baseado em informações do organismo de controle aéreo Eurocotrol, Fava estimou que "mais de mil vôos da CIA transitaram na Europa sem que os Estados membros pedissem informações sobre os mesmo, por exemplo no que se refere à identidade de passageiros".

Para relator, os governos europeus se omitiram na questão e não podem ignorar a natureza desses vôos, cujo "percurso e quantidade faz pensar que não se detinham apenas para reabastecer".

Os trabalhos da comissão investigadora criada há quatro meses transcorreram paralelamente aos de outra investigação, do Conselho da Europa em Estrasburgo (leste da França), encarregada de verificar o desrespeito à convenção européia de direitos humanos pela agência de espionagem americana.

Com agências internacionais