Guerrilha anuncia trégua de 3 meses no Nepal

Maoístas anunciam trégua de 3 meses após início de processo de democratização no Nepal. A monarquia cedeu diante dos protestos e o parlamento volta a funcionar a partir de sexta-feira

A guerrilha maoísta do Nepal anunciou uma trégua de três meses a partir desta quinta-feira depois de o rei Gyanendra comunicar que cedeu diante dos protestos e de que o Parlamento voltará a funcionar.

A guerrilha anunciou também que retirou os bloqueios à capital Katmandu, e a outras cidades importantes do país, com a condição de que seja iniciada em breve a redação da nova Constituição do Nepal. O parlamento deve ser reempossado na sexta-feira.

Depois de duas semanas de protestos pela derrubada da ditadura imposta pelo monarca, nos quais morreram duas dezenas de pessoas, os soldados nepaleses mataram hoje a tiros seis pessoas e feriram pelo menos 25, durante um protesto de milhares de pessoas diante de um acampamento do Exército.

Uma multidão revoltada cercou o acampamento depois que uma mulher foi assassinada por um soldado em Belbari, no leste de Katmandu.

O rei Gyanendra dissolveu o parlamento e prendeu os líderes dos partidos e seus representantes governamentais em fevereiro de 2005, usando como pretexto o suposto fracasso do governo em combater a guerrilha maoísta.

Com agências internacionais