Dilma busca saída para BNDES ajudar Varig

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou na noite de ontem (26) que a solução para a crise financeira da Varig "está delimitada na Lei de Recuperação Judicial", a chamada Lei de Falências. S

Em entrevista durante o lançamento do livro do senador Aloizio Mercadante, no Centro Cultural Banco do Brasil, a ministra acrescentou: "Ninguém empresta dinheiro sem garantia, porque não seria emprestar, seria dar".

Dilma Rousseff explicou que "não há nenhuma autorização prevista em lei para que se deva dar dinheiro a uma empresa em dificuldade – e fazer isso seria burlar a lei vigente". O governo, segundo ela, está preocupado se a recuperação financeira da Varig beneficiará seus funcionários, mantendo o maior número possível de empregos, e atenderá também ao governo, como credor, e aos consumidores, operando com eficiência.

Depois de lembrar que o ministro da Defesa, Waldir Pires, é quem está tratando do assunto, Dilma Rousseff disse entender que uma empresa só pode operar na aviação civil se estiver em situação de regularidade. E destacou que não cabe ao governo federal indicar uma empresa para assumir a Varig.

Com Agência Brasil