7º Encontro da Cidade debaterá geração de emprego nas cidades

Pelo sétimo ano seguido acontecerá em Fortaleza o Encontro da Cidade, evento que já entrou para o calendário de debates sobre as questões urbanas na capital cearense. O 7º Encontro acontecerá nos próximos dias 4 e 5, no auditório d

A questão do emprego e o que ele pode proporcionar na viabilização de uma vida digna para milhares de famílias será o tema central do 7º Encontro da Cidade, que vai reunir, nos dias 04 e 05 de maio, no auditório do BNB – Passaré, representantes de entidades populares, comunitárias e de ONGs, estudantes, intelectuais, assessores e técnicos do poder público. Na ocasião, serão comemorados os 280 anos de Fortaleza.

Segundo os organizadores do evento, em 2005, a taxa anual de desemprego em Fortaleza chegou a 15,68%. "Então, não há como pensar a sustentabilidade de certas intervenções urbanas dissociadas do emprego. A qualidade de vida e a redução das desigualdades são pontos fundamentais nessa discussão", afirma Gilvan Paiva, diretor executivo do Instituto da Cidade, uma das entidades promotoras do encontro.

O professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração, Ladislau Dowbor, faz a conferência de abertura do 7º Encontro da Cidade, falando sobre "as possibilidades de desenvolvimento e geração de emprego nos municípios". Dowbor trabalha, atualmente, no desenvolvimento de sistemas descentralizados de gestão, particularmente no quadro de administrações municipais, envolvendo sistemas de informação gerencial, políticas municipais de emprego, políticas integradas para criança de risco e gestão ambiental.

Outro tema a ser discutido no Encontro da Cidade diz respeito "as estratégias de economia solidária e desenvolvimento". Entre os debatedores estão representantes da Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, da Rede Cearense de Economia Solidária e do Banco do Nordeste do Brasil.

Ainda durante o encontro serão apresentados painéis sobre experiências e vivências da economia urbana frente ao desenvolvimento e mostras de atividades desenvolvidas pelos Pontos de Cultura em Fortaleza. Na ocasião, serão homenageados com o troféu Encontro da Cidade o pesquisador Cristiano Câmara, o arquiteto José Lemenhe e o Movimento Vidda.

Há seis anos, diversos segmentos da sociedade civil se encontram no aniversário de Fortaleza para reunir idéias e discutir soluções para os problemas urbanos da cidade. Já foram debatidos temas como o futuro das cidades e o desmonte do Estado (2000); a gestão das cidades e o desenvolvimento do Brasil (2001); os desafios da administração (2002), direito à cidade e as mudanças no Brasil (2003); os desafios da gestão democrática (2004) e moradia digna como direito urbano do País (2005).

Maiores informações sobre o 7º Encontro da Cidade e as inscrições podem feitas através do site do evento: www.institutodacidade.org.br/encontrodacidade.

Com informações do Instituto da Cidade.