Arte e política nas comemorações do 1º de Maio na Bahia

Convocado pela Central Única dos Trabalhadores – CUT, o evento de comemoração do 1 º de maio (Dia Internacional dos Trabalhadores), no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, foi marcado por atividades culturais e polític

Lideranças políticas e sindicais se revezaram ao microfone para saudar os trabalhadores no seu dia. O momento também serviu para conscientizar os trabalhadores do seu papel nas transformações socias e que o dia de 1º de Maio não é apenas um feriado, mas um momento de reflexão, principalmente em um ano eleitoral, com as investidas daqueles que querem voltar ao poder, os mesmos responsáveis pelos oito anos de privatizações.
 
Na Bahia, a luta dos trabalhadores coincide na luta contra o carlismo. Para as forças progressistas, o avanço das conquistas democráticas deve se seguir com a derrota de ACM e seu grupo político, representantes do neoliberalismo.
 
O presidente da CUT/Bahia, Everaldo Augusto, ressaltou as conquistas obtidas pelos trabalhadores no governo do presidente Lula. “Mais de cem mil empregos criados a cada ano é um fato inédito no Brasil nas últimas três décadas. O aumento real do salário mínimo e uma nova relação política do governo com os movimentos socias são questões extremamente positivas para a classe trabalhadora, mas achamos que é possível dar um passo adiante na construção modelo econômico baseado na retomada do crescimento e da valorização do trabalho”, disse.
 
Everaldo destacou ainda a importância da redução da jornada de trabalho e da valorização do salário mínimo como questões fundamentais na geração de emprego e renda.
 
Uma das presenças mais esperadas foi a do ex-ministro do Governo Lula e candidato a governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Ele falou da sua trajetória como trabalhador e sindicalista até chegar ao cargo de ministro da República. Wagner também destacou os avanços que Brasil fez na área econômica e da necessidade de reeleger Lula.
 
“Sei muito bem diferenciar luta sindical de luta eleitoral, pois vim das ruas e aprendi com vocês e com o que vocês representam. Mas no momento, o que está em jogo é a continuidade de um projeto democrático e a possibilidade de trazer para a Bahia um governo comprometido com as mudanças. Viva o 1º de Maio, viva os trabalhadores”, disse Jaques Wagner.
 
Em seguida a festa ficou por conta das atrações culturais, muito forró Pé de Serra, música baiana e apresentação teatral, descontraindo e contagiando a todos.
 
Estiveram presentes também o presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), os deputados estaduais do PCdoB, Javier Alfaya, Edson Pimenta e Álvaro Gomes, a deputada estadual Lídice da Mata (PSB), o deputado estadual, Emiliano José (PT), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e o vereador Reginaldo Oliveira (PCdoB).