Fórum Recife discutirá novos investimentos em Pernambuco

A Prefeitura do Recife realiza, a partir de amanhã, no Centro de Convenções, o Fórum Recife. Durante o evento, especialistas e autoridades irão analisar aspectos econômicos, urbanísticos e ambientais do Grande Recife

O evento discutirá os impactos causados na Região Metropolitana, com a vinda de empreendimentos como a Hemobrás, a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Camargo Corrêa (maior do hemisfério Sul), o complexo turístico-cultural Recife-Olinda, a Ferrovia Transnordestina e o Pólo de Poliéster. Chamará a atenção para o surgimento de novas demandas por infra-estrutura, serviços e mão de obra qualificada.

Debatedores e expositores de diversas áreas irão participar do Encontro, que é coordenado pelo vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira. Ele compõe a mesa de abertura, ao lado do prefeito do Recife, João Paulo, do governador do Estado, José Mendonça Filho, do presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real, da diretora da Ceplan, Tânia Bacelar, e do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jorge Leal.

A idéia do evento é preparar a iniciativa privada e a população em geral para que tirem o maior proveito possível desse novo ciclo de desenvolvimento. "O fórum vai permitir um debate prospectivo para que possamos reunir informações consistentes que identifique os problemas que a demanda de investimentos no Estado pode causar", analisa Luciano Siqueira.

Para melhor compreender esses novos projetos, representantes dos investidores farão uma apresentação, no primeiro dia. Na quinta-feira, os especialistas irão discutir as questões ambientais, urbanísticas, sociais, econômicas e o problema da oferta de infra-estrutura e serviços. O ponto alto do evento, no entanto, deve ser a discussão em torno da oferta de emprego com o surgimento de novas indústrias.   

Ao final dos trabalhos, será elaborado um documento, síntese das intervenções apresentadas, com questionamentos, sugestões e soluções para os problemas apontados durante os debates. O produto será utilizado por vários setores do governo e empresas privadas.

O Fórum é uma parceria com a Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan) e tem apoio do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Os interessados em participar podem fazer a pré-inscrição, gratuitamente, pelo telefone (81) 3227-2085 ou pelo e-mail [email protected]. A programação detalhada pode ser acessada no site da Prefeitura (www.recife.pe.gov.br)

Do Recife,
Joana Rozowykwiat, com informações do JC OnLine