Senado vai discutir auto-suficiência do Brasil em petróleo

O Plenário do Senado será palco nesta quarta-feira (3) de uma sessão dedicada a discussão sobre auto-suficiência do Brasil em petróleo anunciada pelo governo. A reserva da hora do expediente – entre as 14 e 16 horas – para "c

O anúncio da auto-suficiência foi feito no último dia 21 pelo presidente Lula, e marcou o início das operações da plataforma P-50, montada no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, litoral norte do Estado do Rio. A P-50 é a maior plataforma brasileira, capaz de produzir mais de 180 mil barris de petróleo por dia. No mês passado, a Petrobrás produziu 1,75 milhão de barris de petróleo por dia.

Do ponto de vista da Petrobrás, para ser auto-suficiente, o país têm de produzir petróleo em seus campos em volume igual ou superior ao consumo e à capacidade de refino. Atualmente, a demanda nacional pelo produto é de 1,8 milhão de barris – equivalente à capacidade do parque nacional de refino. Com entrada em funcionamento da nova plataforma, a produção deverá atingir aproximadamente 1,9 milhão de barris.

Com agências