Câmara debaterá liberdade de imprensa nesta quarta-feira

A Câmara dos Deputados vai sediar uma conferência sobre liberdade de imprensa nesta quarta-feira (3), data em que se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), fará a palestra d

O encontro vai discutir alternativas para conciliar os direitos à liberdade com os direitos dos cidadãos. "Vamos reunir profissionais no debate das questões relevantes para a defesa da liberdade de imprensa no continente latino-americano, e no Brasil de uma maneira especial", disse o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Nelson Sirotsky, um dos promotores do evento.
O evento contará ainda com a presença da presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie e da presidenta da Sociedade Interamericada de Imprensa, Diana Daniels.
Também está prevista a participação dos senadores Aloizio Mercadante e Cristovam Buarque, os deputados Gustavo Fruet, Mendes Ribeiro Filho e Ney Lopes, que debaterão com profissionais da imprensa as dificuldades existentes no País para o livre exercício do jornalismo. Entre os jornalistas presentes estarão Fernando Rodrigues, repórter e colunista da Folha de S.Paulo e diretor executivo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), e Josemar Gimenez, diretor de Redação do Correio Braziliense e Estado de Minas.
“Acesso à Informação Pública”, “Interferência nos Conteúdos da Imprensa” e “A Questão do Dano Moral” são alguns dos temas da conferência, que será realizada das 10h às 14h no auditório da TV Câmara.
A conferência é promovida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), Sociedade Interamericana de Imprensa e Câmara dos Deputados.
Programação
10 horas – Abertura
Deputado Aldo Rebelo – Presidente da Câmara dos Deputados
Ministra Ellen Gracie – Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
Senador Renan Calheiros – Presidente do Senado Federal
Diana Daniels – Presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)
Julio Muñoz – Diretor Executivo da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)
Nelson Sirotsky – Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ)
11 horas – “Acesso à Informação Pública”  
Painelistas:
Deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS)
Senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ou deputado Reginaldo Lopes (PT-MG)
Deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR)
Moderador: Jornalista Fernando Rodrigues – Diretor Executivo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e repórter e colunista da Folha de S. Paulo
12h30 – “Interferência nos Conteúdos da Imprensa e Dano Moral”
Painelistas:
Deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ)
Senador Cristovam Buarque (PDT-DF)
Deputado Ney Lopes (PFL-RN)
Moderador: Jornalista Josemar Gimenez – Diretor de Redação do Estado de Minas/Correio Braziliense
Encerramento – 14h
Rafael Molina – 1º vice-presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)
Com agências