Fórum Social Europeu: milhares de ativistas se reúnem em Atenas

Mais de dez mil ativistas de todo o mundo participam a partir de hoje do 4.º Fórum Social Europeu, em Atenas, no qual serão debatidas propostas alternativas à guerra e ao neoliberalismo.

O Fórum Social, que será encerrado no domingo, estará cercado por forte aparato de repressão, com a presença de oito mil agentes militares e policiais.

Durante o Fórum, cujo tema é "Para mudar o mundo", acontecerão 277 seminários, dos quais participarão sindicatos europeus e várias organizações que discutirão os direitos sindicais, a guerra, o neoliberalismo, os movimentos nacionalistas, a emigração e a situação na América Latina e no Oriente Médio.

A maior parte dos seminários acontecerá nas instalações olímpicas de basquete, no sul da cidade.

Os participantes vindos de todos os pontos do mundo foram recebidos na quarta-feira à noite com um show ao ar livre na praça Kotsiá, em Atenas, dedicado aos direitos dos imigrantes.

Entre os seminários programados para hoje se destaca "América Latina: O futuro do levante contra o Fundo Monetário Internacional e o Imperialismo", que contará com a participação do escritor Mike González, autor de um livro sobre Che Guevara.

Também serão abordados temas como "um novo modelo para a saúde pública", "os imigrantes e o racismo na Europa", o futuro do movimento social europeu, a paz nos Bálcãs e o movimento contra o neoliberalismo.

Para sexta-feira estão previstos debates sobre a resistência à islamofobia, o Oriente Médio e a democracia, a mídia e a guerra.

Também serão discutidas questões envolvendo a União Européia, as bases militares americanas e a ocupação no Iraque, e os movimentos e a resistência mundial à guerra.

No sábado, estão previstos seminários sobre a resistência ao G8, a revolução no século 21, as mulheres, a guerra e a pobreza.

Além disso, organizações ecológicas, movimentos de esquerda e estudantis organizarão debates independentes sobre os temas abordados no fórum.

Aleida Guevara, filha de Che Guevarra, está na capital grega acompanhada por um grupo de 15 pessoas, denunciando a prisão dos Cinco Heróis cubanos presos nos EUA, além da tortura dos prisioneiros no campo de concentração da base naval americana de Guantânamo e o bloqueio econômico de Washington contra Cuba.

Também está prevista uma manifestação no centro de Atenas no sábado. Os organizadores esperam a participação de 30 mil pessoas na marcha pelas principais avenidas da cidade, passando pelas embaixadas do Reino Unido e dos EUA.

"Será uma manifestação pacífica sem precedentes", disse Petros Constantinou, representante do movimento Gênova 2001 na Grécia. A última grande manifestação em Atenas aconteceu em 22 de abril, em protesto a uma breve visita da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice. Na ocasião, a polícia grega usou de violência para dispersar os protestos.

Veja mais detalhes no link http://athens.fse-esf.org/info/es#place.

Clique para ver a programação de atividades autogestionadas: (Em PDF, por data e somente em inglês)

4 de maio: http://www.forumsocialmundial.org.br/download/esf_program_04.pdf

5 de maio: http://www.forumsocialmundial.org.br/download/esf_program_05.pdf

6 de maio: http://www.forumsocialmundial.org.br/download/esf_program_06.pdf
Em Excell, completa (inglês e grego): http://www.forumsocialmundial.org.br/download/ESF_program_final_may06.xls

Diretamente no site do ESF na Grécia: http://athens.fse-esf.org/program.

As atividades terão traduções para inglês, grego e francês. Veja essas e outras informações no site:
http://athens.fse-esf.org/.
Da redação
Com agências internacionais