CGT quer só centrais representativas no Conselho do Trabalho

O presidente da Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Antônio Carlos dos Reis, o Salim, sugeriu ontem (2) que o Conselho Nacional de Relações do Trabalho (CNRT), seja formado apenas pelas centrais sindicais que cong

O Conselho Nacional de Relações do Trabalho foi proposto pelo presidente Lula no dia 1º de maio, em seu programa de rádio Café com o Presidente. De acordo com ele, o órgão será um canal permanente de negociação entre o governo, empresários e trabalhadores. A criação do conselho deve fazer parte de uma série de medidas para o setor sindical em estudo no governo federal.

Trabalho aos domingos

Os sindicalistas acreditam que esse pacote pode incluir a regulamentação do trabalho aos domingos. Após reunião com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, o presidente da CGT defendeu que esse ponto seja muito discutido para proteger os interesses dos trabalhadores contra a "exploração patronal".

"Uma pessoa que sai para comprar um televisor numa loja, num domingo, não poderia fazê-lo durante a semana, quando se sabe que há supermercados que funcionam até 24 horas por dia?", questiona Salim, para quem o trabalho aos domingos dá margem ao descumprimento da lei no que se refere a carga horária e pagamento de horas extras.

Na segunda-feira (8), os sindicalistas se reúnem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar das medidas que o governo pretende tomar na área trabalhista. De acordo com Lula, será enviado ao Congresso um projeto de lei para reconhecer a legitimidade das centrais sindicais. Com isso, elas poderão recorrer aos tribunais superiores em favor dos trabalhadores.

Os sindicalistas da CGT pedem que o reconhecimento das centrais saia através de medida provisória para que entre logo em vigor. A confederação é a terceira maior central sindical do país, formada por mais de mil sindicatos, que representam cerca de 6 milhões de pessoas.

Fonte: Agência Brasil