CNPq discute ampliação de parcerias com Cuba

O vice-ministro de Educação Superior de Cuba, Eduardo Cruz Gonzalez, visitou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), oportunid

 
O vice-ministro de Educação Superior de Cuba, Eduardo Cruz Gonzalez, visitou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), oportunidade em que foi discutida a ampliação de parcerias em áreas estratégicas para os dois países. Faziam parte da comitiva, também, Bárbara Pérez, diretora de relações internacionais do Ministério da Educação Superior (MES)daquele país, e Edwin Pedroso, primeiro-secretário da embaixada de Cuba no Brasil.

Além de tratar sobre a cooperação já existente com o CNPq, o vice-ministro cubano convidou o presidente da Agência, Erney Camargo, para a visitar o país caribenho no próximo mês de junho. O encontro objetiva a troca de informações sobre cooperação e a definição de áreas de interesse para o edital conjunto, que será divulgado ainda no primeiro semestre deste ano.

Atualmente, estão em execução oito projetos conjuntos entre instituições de pesquisa brasileiras e cubanas no âmbito do Convênio CNPq/MES, que é gerenciado pela Assessoria de Cooperação Internacional do CNPq. Cuba tem interesse em incrementar o intercâmbio científico e tecnológico entre os dois países em áreas como biotecnologia, produção e sanidade animal, vacinas, energia eólica e bioenergia. Cruz Gonzalez enfatizou a necessidade de se apoiar a realização de “projetos mais robustos, visando a geração de novos produtos e a efetiva integração nas áreas pesquisadas”.

Assessoria de Comunicação do CNPq