Comissão Política do PCdoB-MG convoca processo de Convenções no estado

O último ponto da reunião, foi apresentado pelo vice-presidente e secretário de organização, Zito Vieira. Vieira abordou a necessidade de construirmos um processo de debate com a participação massiva de militantes e fili

Comissão Política do PCdoB-MG convoca processo de Convenções no estado

A Comissão Política do PCdoB mineiro reuniu-se ontem, (quinta-feira, 04/04/06) para convocar o processo de Convenções municipais e a Convenção Estadual para as eleições que se realizarão no dia 1º de outubro de 2006.
A Presidente do Comitê Estadual, deputada Jô Moraes abriu a reunião fazendo uma  intervenção política acerca da conjuntura nacional, segundo Jô o governo Lula está saindo da crise política e há uma  tendência de  fortalecimento de nosso campo político, não só pelos resultados das últimas pesquisas eleitorais, mas também pelo posicionamento daquelas pessoas que buscavam uma terceira via.
As últimas pesquisas realizadas em  São Paulo, indicando a queda do tucano Geraldo Alkimim, o  distancia de Lula, e ainda há uma tendência do PMDB de não ter candidatura própria.

Os partidos que formam o núcleo político em torno da candidatura Lula estão funcionando regularmente em torno da construção da nova carta ao povo brasileiro que sinaliza projeto de mudanças para a busca de um novo mandato de Lula. Finaliza a dirigente comunista.

Quadro mineiro indefinições
O quadro mineiro para a disputa majoritária ainda está cheio de imprevisibilidades. Aécio está à frente das pesquisas para a disputa à reeleição ao Palácio da Liberdade. O PMDB ainda não definiu a sua situação quanto à disputa. Parcela do PMDB quer José Alencar (PRB)  como candidato a governador.
No nosso campo toma importância a Consulta Democrática Popular que acontecerá no dia 19 de maio em torno da construção de um projeto alternativo à Aécio, onde os partidos, PT, PCdoB, PRB e PTN e os movimentos populares, tomaram a iniciativa desta consulta. O nome em torno deste projeto é o de Nilmário Miranda (PT).
A Comissão Política vai analisar na próxima reunião quanto ao pleito à disputa do Senado, indicação feita na última reunião do Comitê Estadual, e a questão da disputa à vice do Nilmário.

Congresso da CUT
O Presidente da CUT-Minas e membro da direção estadual do PCdoB, José Antônio de Lacerda, Jota, fez um balanço sobre o Congresso Estadual da CUT que acontece neste final de semana em Belo Horizonte.
Segundo Jota, a atuação da Corrente Classista deve ser diferenciada, a nossa tática se fundamenta no debate político, ter uma visão crítica do governo Lula do ponto de vista de classe. O centro é a busca da unidade em torno de pontos concretos, para a construção de um projeto da central neste novo período de lutas que se avizinham.
O Concut chega a 400 delegados eleitos na base. A CSC poderá chegar a 30% dos delegados eleitos; a Corrente está realizando intensas conversas com as outras correntes cutistas.

Há um equilíbrio de forças entre as correntes que atuam no interior da central. A CSC fará na tarde de sexta-feira, reunião de sua coordenação e plenária geral com os delegados, para o debate das teses e intervenções ao congresso.

Convenção massiva
O último ponto da reunião, foi apresentado pelo vice-presidente e secretário de organização, Zito Vieira. Vieira abordou a necessidade de construirmos um processo de debate com a participação massiva de militantes e filiados em torno do projeto eleitoral para as eleições de outubro deste ano.
O secretário ainda salientou que o prazo de realização das convenções municipais é muito curto, teremos somente 30 dias, contra 90 dias do processo de Conferências do ano passado. O prazo para a realização das Convenções, é de 10 de maio a 10 de junho.

A Comissão Política aprovou a resolução acerca dos regimentos e normas para a realização para o processo de Convenções Eleitorais Municipais e Estadual, que estará disponíveis através do sítio do Comitê Estadual, www.pcdob.org.br , ainda haverá nos próximos dias a construção de  um plano especial de acompanhamento  de nossa chapa completa à disputa a Deputado Estadual e a pré- candidatura à Federal da Jô Moraes.

De Belo Horizonte,
Richard Romano