China deverá ter 60 milhões de blogueiros até final de 2006

O hábito de criar blogs, os diários online, está crescendo na China, e o número de blogueiros deve chegar a 60 milhões até o final deste ano.

A China é o segundo maior mercado de Internet do mundo, depois dos Estados Unidos, com mais de 110 milhões de usuários. Segundo pesquisa da ferramenta de busca chinesa Baidu.com, o atual números de blogs é 36 milhões, administrados por 16 milhões de pessoas, divulgou a agência de notícias Xinhua. O número de blogueiros chineses deve chegar a 60 milhões no final do ano, disse a Xinhua, citando um relatório da indústria de mídia chinesa feito pela prestigiosa Universidade Tsinghua. Zhang Xiaorong, diretor de desenvolvimento estratégico da "Bokee", fundada em 2002 e que afirma ter a maior fatia do mercado de blogs da China, disse que sua companhia cria cerca de 100 mil novos blogs por dia. "Os 60 milhões de blogueiros corresponderiam a mais da metade dos 110 milhões de internautas da China", disse Zhang à Xinhua.

O relatório da universidade prevê que o número de blogueiros na China chegará a 100 milhões em 2007. Apesar de a indústria ter investido pesado nos blogs, nenhum dos provedores do serviço está lucrando, diz o relatório. Outro relatório recente da Sociedade de Internet da China mostrou que nove por cento dos blogueiros escrevem todos os dias, 29 por cento, de uma a três vezes por semana, enquanto 35 por cento escrevem entre quatro e seis vezes por semana, disse a Xinhua. O crescente celeiro de e-jornalistas atraiu empresas locais e gigantes estrangeiras como a Microsoft, o Google e o Yahoo Inc.

As informações são da
agência Xinhua