Trabalhistas dizem que Blair é um “tory” disfarçado

A remodelação no governo promovida pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, contribuiu para aumentar as pressões de seus correligionários para que o líder trabalhista passe o poder para o ministro da Economia, Gordon B

Alguns vereadores trabalhistas derrotados não escondem sua irritação com o ocorrido. Eles afirmam que Blair já deveria ter deixado o governo. Há até mesmo quem diga claramente que Blair não é socialista, mas um "tory" (conservador) disfarçado. Muitos atribuem a perda de apoio entre muçulmanos, que tradicionalmente votavam nos trabalhistas, à responsabilidade direta de Blair na impopular Guerra do Iraque. O Partido Trabalhista é visto, cada vez mais, como um partido de corruptos e escândalos, de acordo com as últimas pesquisas. E a manutenção de John Prescott, que está no centro de um escândalo sexual, como vice-primeiro-ministro, embora tenha perdido algumas funções de governo, não mudará esta imagem.

Blair substituiu alguns ministros na sexta-feira, inclusive os de Exteriores, Interior e Defesa, no que a mídia chamou de tentativa desesperada de mostrar sua autoridade e abafar os maus resultados nas eleições municipais de quinta-feira. O líder trabalhista tentou formar uma equipe de fiéis, uma espécie de guarda pretoriana. Margaret Beckett assumiu o Ministério de Exteriores, John Reid está à frente do Interior e Geoff Hoon assumiu como secretário de Estado para a Europa.

Erosão

No entanto, se Blair quis ganhar tempo com a remodelação do gabinete, parece que o tiro saiu pela culatra, já que as pressões para que deixe a Downing Street aumentaram. Entre os deputados do Partido Trabalhista, já começou a circular uma carta pedindo a Blair que aceite a transferência de poder ou se exponha a uma disputa interna. Dois ex-altos funcionários do governo, Andrew Smith e Nick Raynsford, pediram o estabelecimento de um calendário nesse sentido.

A erosão do partido Trabalhista ficou clara mais uma vez na derrota sofrida nas municipais. Aqueles que desejam ver Brown o mais rápido possível no número 10 de Downing Street para reduzir o desgaste estão furiosos por Blair não ter consultado as lideranças partidárias na remodelação do gabinete. Blair e Brown discutirão neste fim de semana o caminho a seguir após o pleito em que seu partido perdeu 319 vereadores e a oposição conservadora ganhou 316 com 40% do apoio eleitoral. Transportando este resultado para as eleições gerais, a oposição venceria a disputa.
Com agências