Renan diz que Congresso encerrou investigação sobre “valerioduto”

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que o Congresso Nacional esgotou as investigações sobre o esquema de desvio de recursos por intermédio do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza nas CPIs dos Corr

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que o Congresso Nacional esgotou as investigações sobre o esquema de desvio de recursos por intermédio do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza nas CPIs dos Correios e do Mensalão.

No entanto, ele disse não ver empecilhos para um novo depoimento do ex-dirigente petista Silvio Pereira, que retomou o assunto do "mensalão" no final de semana ao dizer que Valério pretendia arrecadar R$ 1 bilhão até o final do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

A CPI dos Bingos só não poderá, de acordo com Renan, incluir possíveis fatos novos no relatório final a ser apresentado no início de junho pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

"Se houver fatos novos, eles devem ser remetidos para os canais competentes, para a Polícia Federal, Ministério Público e Poder Judiciário", afirmou.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou que a oposição tenta, ao convocar Silvio Pereira e ao sugerir a reconvocação do empresário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza, retomar as CPIs já encerradas.

"A pergunta que tem que ser feita ao presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), é se ele vai transformar a CPI dos Bingos em CPI dos Correios 2 ou em CPI do Mensalão 3", afirmou.

Os oposicionistas, por sua vez, argumentam que as declarações de Silvio Pereira têm relação com o fato determinado da CPI, que é a apuração de repasse de recursos de bingos para partidos políticos, e contestaram a argumentação dos petistas.

Fonte: Folha Online