2º Encontro de Funcionários da educação no Maranhão acontecerá em maio

Já está definida a data do 2º Encontro Estadual de Funcionários organizado pelo SINPROESEMMA e a Secretaria de Serviços Técnicos formada pelos sindicalizados Ivonete Marques, José Carlos Mafra e Luis Alfredo Cutrim. O Encon

Já está definida a data do 2º Encontro Estadual de Funcionários organizado pelo SINPROESEMMA e a Secretaria de Serviços Técnicos formada pelos sindicalizados Ivonete Marques, José Carlos Mafra e Luis Alfredo Cutrim. O Encontro será no dia 13 de maio, no auditório do Cegel (Complexo Educacional Governador Edson Lobão) e o tema principal será “Funcionário da educação profissionalizado, ensino valorizado”.

Os participantes terão a oportunidade de discutir, na ocasião, assuntos importantes para a classe, como o Plano de Cargos e Carreiras e o salário dos profissionais da educação. De acordo com Mafra, 1º secretário adjunto da secretaria dos funcionários já está sendo debatido uma futura paralisação. “Em 2007, se os nossos salários ou nosso Plano de Cargos e Carreira não tiverem sido elaborados de forma que nos dignifique profissionalmente nós vamos paralisar nosso trabalho. Também reivindicamos a efetivação do Profuncionário”, avisou Mafra.

PROFUNCIONÁRIO

O Profuncionário é um programa do Ministério da Educação que visa a capacitação feita por meio de curso profissionalizante de técnico em educação para os trabalhadores que exercem funções de apoio nas escolas da rede pública estaduais e municipais de Educação Básica.

“Mantivemos contato com o DEFE (Departamento de Funcionários de Escola) mantido pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e foi confirmado que há vagas para este ano para o Profuncionário”, comentou Mafra.

São cerca de mil vagas para o Maranhão, segundo informações do DEFE que serão distribuídas em quatro habilitações em cursos profissionalizantes. Secretaria Escolar, Alimentação Escolar, Multimeios Didáticos e Infra-estrutura Material e Ambiental. Para que a efetivação do Profuncionário no Maranhão seja rápida a categoria pede audiência pública com urgência. “Queremos que estes cursos estejam disponíveis até o final de abril”, ressaltou Mafra.