Alpargatas planeja admitir mais de 3 mil novos funcionários.

A São Paulo Alpargatas já iniciou as contratações previstas dentro do projeto de ampliação das fábricas da Paraíba. Até 2007, a previsão é admitir cerca de 3.150 novos funcionários.

As unidades de João Pessoa e de Santa Rita foram as primeiras a iniciar a seleção e já contrataram 400 candidatos desde janeiro.Até 2007, serão mais 1.050, segundo informações do gerente de Recursos Humanos das fábricas, Florivaldo Alves dos Santos.
 
Em Campina Grande, a fase de seleção começou há cerca de um mês. De acordo com o supervisor administrativo da unidade, William Sampaio, entre setembro e outubro, a empresa pretende admitir mil pessoas e, a partir de janeiro do próximo ano, mais 700.
A fábrica de Campina Grande é a única do grupo a produzir a marca Havaiana. De lá saem cerca de 13 milhões de pares de sandália por mês para serem vendidas tanto no mercado interno quanto externo. Com a ampliação, que aumentará a área construída da unidade em 13 mil metros quadrados, a produção deve crescer em 25%, passando para 16,25 milhões de pares mensais.
 
Hoje, a empresa campinense emprega em torno de 4,7 mil pessoas. De acordo com William Sampaio, os candidatos às novas vagas foram todos indicados pelos atuais funcionários. “Pedimos que cada trabalhador apontasse uma pessoa, de modo que tivemos cerca de 4,7 mil candidatos para a seleção”, explica. Ele afirma que há vagas para todas as fases de funcionamento da fábrica, desde auxiliar de limpeza até técnicos, mecânicos e operadores de máquinas, mas preferiu não revelar a média salarial.
 
De acordo com Sampaio, as obras de ampliação em Campina Grande já começaram e têm como objetivo atender a uma crescente demanda de mercado. “A produção das Havaianas vem aumentando ano a ano e, nesse ritmo, podemos ter mais ampliações em 2007”, comenta.
 
João Pessoa e Santa Rita
 
Até o final de 2007, a Alpargatas também pretende contratar 700 pessoas para trabalhar na unidade de João Pessoa e outras 750 para Santa Rita. Essa distribuição, entretanto, não fixa, segundo explica o gerente de Recursos Humanos das duas empresas. “Vai depender da necessidade. Algumas pessoas chamadas para uma unidade podem ser deslocadas para outra, por exemplo”, explica.
 
O contato inicial com os candidatos começa pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego), que relaciona, entre os inscritos no banco de dados do órgão, os que têm perfil para as funções oferecidas na Alpargatas. Depois a pessoa é encaminhada à empresa para enfrentar o processo de seleção.
 
Segundo Florivaldo Alves, nas unidades de João Pessoa e Santa Rita, há oportunidades principalmente para operador de grupo de costura (costureiro), operador de máquinas e montador de calçados. A empresa está exigindo para todas as funções no mínimo o segundo grau completo. Já para cargos de supervisor, é necessário ter terminado a universidade. “Para supervisor de máquina ou supervisor de engenharia, é necessário ter formação em Engenharia. Para supervisor administrativo, além de Engenharia, a pessoa também pode ser formada em Administração”, explica.
 
Com a ampliação, a área construída da fábrica de Santa Rita deve dobrar. Em João Pessoa não haverá obras, mas o remanejamento de uma área que atualmente é usada para armazenamento e onde em breve passará a funcionar parte do processo de produção da indústria, concluiu.

Fonte:Jornal Correio da Paraíba