Revista 'Margem Esquerda' faz 4 anos com debate sobre Marx

Com 224 páginas, a nova edição de Margem Esquerda comemora o quarto aniversário da revista, trazendo dossiê sobre dilemas da esquerda, entrevista com István Mészáros e artigos sobre as eleições na Bolívia

A revista Margem Esquerda começa seu quarto ano de vida discutindo os dilemas da esquerda brasileira no último ano do governo Lula e diante de um novo ciclo eleitoral. A questão é analisada sob vários ângulos e posições diferentes, desde aqueles que consideram que o PT tornou-se mero gestor do neoliberalismo, como daqueles que defendem um resgate do projeto original do partido, considerando que a atual administração é um “espaço em disputa” e que o PT é ainda a melhor alternativa para acumular forças. De Gilberto Maringoni, classificando a próxima disputa eleitoral como “rumo ao quinto governo Collor”, até uma defesa da vitalidade do partido por Valter Pomar. Flávio Aguiar, Edmilson Costa e Ricardo Antunes completam o dossiê.

A revista será lançada com uma conferência do filósofo húngaro István Mészáros na USP, no dia 10 de maio. O debate sobre a crise de identidade da esquerda e suas eventuais rotas de superação segue no plano internacional, com uma análise de Emir Sader sobre as possibilidades abertas com Evo Morales na Bolívia, e de Marco Aurélio Santana sobre os protestos franceses contra as tentativas de precarização do emprego no país. José Luiz Fiori discute a desorientação da sinistra européia em diversos países e as raízes desta crise, após uma sucessão de derrotas eleitorais e de divisões internas cada vez mais profundas.

Artigo de Afrânio Catani relembra o clima de terror dos anos 1970 por meio da memória de dois presos políticos: Luiz Roberto Salinas Fortes, e Flávio Koutzii. Lincoln Secco trata de como a esquerda trabalha a questão da imagem da mulher.

O clássico desta edição é o texto “A teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista”, de Theodor Adorno, nunca antes traduzido para o português, com um texto explicativo de José Leon Crochík, que situa este trabalho dentro da obra do pensador da escola de Frankfurt e da sua relação com a teoria do pai da psicanálise.

Nos comentários, lê-se a colaboração de Jean-Claude Bernadet, com uma crônica sobre o filme de Agnès Varda, cuja retrospectiva está programada pelo Centro Cultural do Banco do Brasil – em São Paulo – para o segundo semestre deste ano. O artista Luiz Arthur Piza ilustra a revista com suas gravuras inspiradas em fatos jornalísticos, como as torturas na prisão de Abu-Ghraib e a violência nas cidades brasileiras.

Margem Esquerda
nº 7 traz ainda resenhas de João Bernardo e Marcos Soares, e a seção “Notas de Leitura”; e uma homenagem a Apolônio Carvalho, em texto de Jacob Gorender sobre sua participação na Guerra Civil Espanhola.

CONFERÊNCIA: MARX HOJE — IMPORTÂNCIA E ATUALIDADE DA TEORIA DA ALIENAÇÃO (com István Mészáros)
Quando: 10 de maio, quarta-feira, às 19 horas
Onde: Anfiteatro do prédio de Geografia da USP – Av. Professor Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária
Quanto: de graça