Baliza da Selic, IPCA desacelera para 0,21% em abril

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,21% em abril depois de ter registrado taxa de 0,43% no mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IB

O resultado de abril ficou abaixo do previsto pelo mercado. Segundo o último boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, os analistas projetavam inflação de 0,25% para o IPCA em abril. O indicador é utilizado como parâmetro para as metas de inflação do governo. O recuo da taxa no mês passado deve-se principalmente à maior oferta de produtos agrícolas, segundo o IBGE. Entre os produtos beneficiados, estão o álcool combustível, que deixou de pressionar a inflação.

Com a safra de cana-de-açúcar, o litro do álcool caiu 0,11% em abril, contra alta de 12,85% em março. A gasolina acompanhou o movimento e caiu 0,09% Entre as regiões pesquisadas, o maior índice foi verificado em Belo Horizonte, onde houve alta de 0,51%. No Rio de Janeiro, a alta foi de 0,38% e, em São Paulo, de 0,07%. Com o resultado de abril, o IPCA acumula neste ano inflação de 1,65%. No mesmo período do ano passado, já estava em 2,68%. Por esse motivo, tanto o mercado quanto o Banco Central apostam que a meta de inflação de 4,5% de 2006 deve ser cumprida.

O IPCA é o índice que serve de parâmetro para as metas de inflação definidas pelo Banco Central. Para 2006, o BC persegue uma meta de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O índice se refere a famílias com rendimento entre um e 40 salários mínimos e abrange Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Brasília e Goiânia.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de 0,12% em abril, inferior ao de março (0,27%). O INPC é calculado pelo IBGE desde 1979 e se refere às famílias com rendimento de um a 8 salários mínimos, sendo o chefe assalariado, e abrange nove regiões metropolitanas do país, além do município de Goiânia e de Brasília.

 

 

Com agências