Ingleses se mobilizaram contra violação de direitos humanos

O assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes, executado pela polícia inglesa em julho de 2005, está motivando movimentos sociais ingleses a promover uma mobilização internacional na Europa contra a política de segurança pública

A campanha foi apresentada durante a contracúpula dos movimentos sociais Conectando Alternativas 2, que ocorre paralelamente à 4ª Cúpula União Européia, América Latina e Caribe. A expectativa é de que movimentos sociais de outros países acompanhem o debate e cobrem de seus governos que as políticas de segurança pública de combate ao terrorismo tenham mais rigor no respeito aos direitos humanos.

"A morte de Jean, não é um fato isolado. Ela aconteceu em função de um debate muito concreto que existe hoje: os imigrantes são tratados como números, não pessoas de carne e osso. As pessoas responsáveis pelas políticas que levaram à morte de Jean têm de ser punidas, para que não ocorram novas mortes", diz o ativista Asad Rehman, porta-voz da campanha. Ele esteve acompanhado de Patrícia Armani, prima de Jean. "Não é só a luta de uma família pela verdade. É uma campanha por uma causa muito mais ampla".

Asad é muçulmano de origem paquistanesa. Segundo ele, entre as entidades que apóiam a campanha várias estão ligadas a comunidade de imigrantes muçulmanos na Inglaterra, muitos vindos de ex-colônias britânicas. Também há grupos de igrejas cristãs, sindicatos e redes de ativistas políticos.

Com agências internacionais