Unicamp terá ciclo de quatro dias sobre marxismo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai sediar, de 15 a 18 de maio, o 3º Ciclo de Teoria e História do Marxismo. Nesta edição do evento, o eixo temático será As revoluções do século XX: Balanços

Revoluções na América Latina — Panorama Geral é o tema do painel a ser apresentado, no dia 16, à tarde, por Hector Bruit. Na seqüência, haverá debate sobre As Possibilidades Revolucionárias no Brasil e na AL hoje. A mesa contará com Altamiro Borges, Plínio de Arruda Sampaio Jr., Gilberto Maringoni e José Maria de Almeida.

Para o dia 17, o ciclo programou dois debates sobre experiências revolucionárias na América Latina. De manhã, Antônio Rago Filho, Carlos Almendra, Everaldo Andrade e Osvaldo Coggiola debaterão Bolívia, Venezuela, Nicarágua e Argentina. O exemplo de Cuba será o tema do debate da tarde, com Luis Fernando Ayerbe, Alejandro Iturbe e Paulo Barsotti. A noite será reservada para a apresentação de Os Sons da Revolução.

O último dia do evento terá outros dois debates. A mesa sobre Revoluções na Europa — Espanha e Itália contará com a participação de Antonio Carlos Mazzeo, Edmundo Dias e Margareth Rago. Para debater Revoluções no Oriente — Rússia e China, estão confirmados os nomes de Armando Boito Jr., João Ricardo Soares e Vladimir Palmeira.

Documentário –
A exibição de Memórias do Saqueio, na noite do dia 15, será a segunda cultural do ciclo. Dirigido por Fernando E. Solanas, o documentário analisa, com muito didatismo, o estallido — crise enfrentada pela Argentina em 2001, quando manifestações populares levaram à renúncia do presidente Fernando de La Rúa. O filme aponta neoliberalismo como fator da bancarrota do país. De acordo com diretor, o principal responsável pelo saqueio é o antecessor de de La Rua, Carlos Menem, que governou a Argentina de 1989 a 1999. O filme chegou aos cinemas brasileiros no ano passado.

Organizado pelo Centro de Estudos Marxistas (Cemarx)  e pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio Econômicos (Ilaese) , o 3º Ciclo de Teoria e História do Marxismo conta com os seguintes apoios na Unicamp: Programa de pós-graduação em Antropologia Social; Programa de pós-graduação em Ciência Política; de pós-graduação em Demografia; Programa de pós-graduação em História; Programa de doutorado em Ciências Sociais; e Secretaria de Eventos.