Comissão autoriza criação de universidade no agreste nordestino

A Comissão de Educação e Cultura aprovou nesta quarta-feira substitutivo da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) ao Projeto de Lei nº 579/05 que autoriza o executivo a criar uma nova universidade federal no estado do Rio Grande d

A Comissão de Educação e Cultura aprovou nesta quarta-feira substitutivo da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) ao Projeto de Lei nº 579/05 que autoriza o executivo a criar uma nova universidade federal no estado do Rio Grande do Norte. De acordo com a proposta, a Fundação Universidade Federal do Agreste (Fufag) terá sede no município de Nova Cruz e atenderá todos os municípios vizinhos.

Segundo a deputada Fátima Bezerra, relatora da proposta na comissão, a criação da universidade na região é uma reivindicação antiga e só agora poderá ser atendida. “Hoje podemos visualizar a criação da universidade do agreste em função do compromisso do presidente Lula com a expansão e o fortalecimento da educação superior no País”, explicou. De acordo com a petista a universidade atenderá uma grande demanda do município de Nova Cruz e dos municípios vizinhos.

A parlamentar lembrou que em pouco mais de três anos de governo Lula já foram criadas 10 universidades e 32 campus em todo o País. “Isso não seria possível se não houvesse, por parte do governo, a compreensão da necessidade de se priorizar a educação superior no Brasil. A criação de mais essa universidade é uma grande conquista para a educação brasileira”, disse.


Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Informes