Abbas chega à Rússia para encontro com Putin

O presidente da Autoridade Nacional Palestina negocia com o presidente da Rússia meios de cessar a pressão e obter o retorno do auxílio financeiro à Palestina. O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chegou n

Abbas, que chegou à cidade de Sótchi, no Mar Negro, vindo da Jordânia, se reunirá na próxima segunda-feira com Putin na residência oficial do chefe do Kremlin, informou a agência Interfax .

A Rússia, que no dia 4 de maio transferiu US$ 10 milhões à ANP, foi o único país do Quarteto de Madri (Estados Unidos, União Européia, Rússia e Organização das Nações Unidas – ONU) que concedeu ajuda econômica à ANP desde a chegada do Hamas ao poder em fevereiro.

Putin, que convidou o Movimento de Resistência Islâmica para consultas em Moscou em março passado, se opôs desde o princípio à suspensão das ajudas econômicas à ANP.

Situação caótica

Os cerca de 160 mil funcionários da ANP não ganham seus salários desde março devido à suspensão das ajudas diretas de seus principais doadores. A ação foi tomada como instrumento de coerção contra o Hamas, democraticamente eleito em janeiro, para submeter o governo palestino.

O Quarteto decidiu recentemente retomar "temporariamente" a concessão de assistência financeira à ANP, mas ainda não decidiu o mecanismo, o montante ou os prazos.

Ao contrário de outros membros do Quarteto, Moscou não considera o Movimento de Resistência Islâmica como "organização terrorista".

Com agências internacionais