Lula anuncia que processará a revista ''Veja''

O presidente Lula irá processar a revista Veja em função da matéria publicada neste final de semana com informações sobre uma lista de supostas contas bancárias em nome do próprio presidente e de membros da cúpula p

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá processar a revista "Veja" por causa da matéria caluniosa publicada no final de semana sobre uma lista de supostas contas bancárias em nome do próprio presidente e de membros da cúpula petista. A decisão foi confirmada pelo ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, que passou o final de semana no Rio Grande do Sul. "Já conversei com ele (Lula) e está decidido que irá processar (a Veja)", afirmou Genro, em entrevista por telefone.

No dia anterior, Lula ciritcou duramente a publicação: "A Veja não traz uma denúncia. A Veja traz uma mentira. Se tivessem me avisado antes que eu tinha 38 mil euros, eu teria comprado um presente para a dona Marisa. Vamos ser francos, a Veja tem alguns jornalistas que estão merecendo o prêmio Nobel de irresponsabilidade. Eu só posso considerar isso um crime praticado por um jornalista ou por uma revista. Eu não posso comparar isso a jornalismo", disse Lula a jornalistas em Viena.

De acordo com o ministro, a matéria publicada pela revista, baseada em informações fornecidas pelo banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, não tem nenhuma fundamentação e foi produzida com único intuito de atingir o governo e o presidente Lula.

"É uma matéria jornalística caluniosa e difamatória", disse Genro, lembrando que a própria "Veja" reconheceu no texto que não conseguiu comprovar a veracidade das informações. Ainda segundo o ministro, os fatos foram inventados e resultaram em uma reportagem "gravíssima" que terá a reação legal cabível.

Genro afirmou ainda que ele próprio moverá outro processo contra a revista, devido a uma reportagem que associa um esquema de irregularidades eleitorais no Rio Grande do Sul à sua campanha para o governo do Estado. "É uma matéria requentada e também difamatória", disse o ministro, acrescentando que as investigações conduzidas sobre o caso gaúcho removeram o suposto vínculo com sua campanha eleitoral. "Eles fizeram uma ligação vil desses recursos com minha campanha."

Questionado se as reportagens aparecem como arma para a oposição nas eleições deste ano, Genro ressaltou que os segmentos "sérios" da oposição saberão que o uso eleitoral dessas informações representaria um desserviço à sociedade e ao processo democrático brasileiro.

Nem oposição acredita na denúncia

O grau de leviandade das denúncias publicadas pela revista fez com que até os oposicionistas mais raivosos, como o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), tratassem do assunto com inusitada cautela. "Estou aguardando o aparecimento das provas, trata-se de uma acusação gravíssima e deve ser tratada como tal " , disse o líder do PSDB no Senado.

"Vamos devagar com essa história" , advertiu outro oposicionista, o senador José Agripino Maia (RN),  líder do PFL e cotado para ser candidato a vice na chapa de Gerlaod Alckmin (PSDB) à presidência da República.

Além dos petistas, a revista cita o senador Romeu Tuma (PFL-SP) como titular de uma conta no exterior.O senador informou à cúpula do PFL que também vai processar a revista. Disse que a informação sobre a suposta conta é falsa e se declarou "indignado" com a denúncia.

Para os pefelistas, se a história "é furada" em relação a Romeu Tuma, pode ser também em relação ao presidente Lula e os outros petistas mencionados – José Dirceu, Antonio Palocci, Luiz Gushiken e Márcio Thomaz Bastos.

"Se não tem a história em relação ao senador Romeu Tuma, quem me assegura que aquela conta do presidente Lula é verdadeira? ", questionou Agripino Maia.

Na próxima terça-feira, os tucanos pretendem aprovar requerimentos de convocação de Daniel Dantas, sua irmã Verônica e de algum dirigente do Citibank.

"Mas as convocações visam esclarecer a denúncia de pedido de propina por parte do PT ao Opportunity " , ressaltou Virgílio, sem ligar a convocação do banqueiro à nova denúncia de contas no exterior.

PF vai investigar

Ainda hoje, a Polícia Federal comunicou que vai abrir um inquérito para averiguar a existência das supostas contas em paraísos fiscais em nome de autoridades públicas.

Em comunicado, a PF afirma que desde novembro de 2005 tinha conhecimento de que estava em curso "uma ação ardilosa" para atribuir "falsamente" a autoridades a titularidade de contas no exterior. Segundo a polícia, Lacerda já autorizou o acesso ao seu sigilo bancário e fiscal "no Brasil e no exterior" e que ele declarou "que não tem e jamais teve valores ou bens no exterior".
     
Para a instituição, a reportagem de "Veja" comprova "autoria da trama criminosa, arquitetada" por um grupo de pessoas envolvidas em uma série de crimes, como formação de quadrilha e violação de sigilo.
     
A PF também não poupa de críticas a revista por ter veiculado o que chama de "farsa" e diz que a reportagem "denota má-fé do jornalista e absoluta irresponsabilidade do veículo de comunicação que deu publicidade aos fatos mentirosos".

Autor do "Boimate" tenta se justificar

A revista Veja não costuma se pronunciar sobre as reações ao jornalismo-denuncista que pratica. Mas a repercussão da "denúncia" deste final de semana foi tão forte que o diretor de redação da revista, Eurípedes Alcântara, viu-se obrigado a emitir uma nota, na qual afirma que a revista não tem meios de comprovar a denúncia que fez, mas mantém o tom agressivo da publicação. "A revista, na reportagem, não afirma que a conta bancária atribuída ao presidente Lula é verdadeira. Também não diz que é falsa, por não dispor de meios suficientes para fazê-lo.", diz a nota.

O documento afirma ainda que "Veja reafirma seu compromisso com os leitores e com o Brasil de prosseguir em sua tarefa de fiscalizar o poder em todas as suas esferas, para impedir que ‘sofisticadas organizações criminosas’ (…) continuem a corroer a democracia brasileira".

O que Eurípedes não diz em sua nota é que o próprio Daniel Dantas afirma que não deu credibilidade às denúncias contra os petistas nem passou qualquer papel à revista "Veja" . Dantas nega ter documentos sobre contas.

A graça maior do texto fica por conta do trecho em que Alcântara afirma que a revista "Veja chegou ao posto de mais respeitada e lida revista brasileira e quarta revista semanal de informações do mundo pela qualidade de suas reportagens."

Vale aqui lembrar uma curiosidade sobre  Eurípedes Alcântara e o jornalismo de Veja: Em 23 de abril de 1983, o atual diretor de redação da Veja foi responsável por uma curiosa história:  a revista publicou uma matéria informando que dois biólogos moleculares da Universidade de Hamburgo, Barney McDonald e Willian Wimpey fundiram, pela primeira vez, células animais e vegetais, criando o que depois ficou sendo chamado como "Boimate". O resultado da experiência foi um tomateiro capaz de produzir frutos parecidos com tomates, mas dotados de uma casca mais resistente e uma polpa muito mais nutritiva, com 50% de proteína vegetal e 50% de proteina vegetal…"

A fonte da informação era a revista britânica New Science e a maior revista brasileira, a Veja, copiou o artigo e publicou com estardalhaço, apesar das deixas: McDonald's e Wimpey's (redes de lanchonetes) e a obviedade na universidade — Hamburgo.
Logo depois descobriu-se que o artigo era uma brincadeira tradicional na imprensa britânica de primeiro de abril.

Embora tenha reconhecido o erro dois meses depois, a revista virou motivo de galhofa nas universidades de jornalismo. Veja inaugurou assim sua série de artigos "bem fundamentados". O autor da proeza ficou conhecido pelos corredores da Editora Abril como Eurípedes "Boimate" Alcântara.

É revelador que a revista Veja tenho escolhido justamente este tipo de profissional para dirigir sua redação.

Da redação,
Cláudio Gonzalez