Jogos Universitários do Paraná agitam Guarapuava

Jogos Universitários do Paraná, (Jup's) começam nesta terça-feira

As disputas dos Jogos Universitários do Paraná, (Jup's) começam nesta terça feira (16) nas modalidades de atletismo, basquete, judô, futsal, handebol, natação, voleibol e xadrez. São 28 entidades de todo o estado que estão participando de mais esta edição dos Jogos Universitários. Cerca de 1500 participantes, entre atletas e dirigentes, estarão disputando um título nessa competição, que estará sendo realizada até o próximo dia 21, em Guarapuava.

O Governo do Estado, por meio da Paraná Esporte, resolveu contribuir para com o esporte universitário a partir de 2004, com o empenho de Ricardo Gomyde hoje membro do Conselho Estadual de Esporte, junto ao governador Roberto Requião, estabelecendo novamente a parceria com a Federação Paranaense do Desporto Universitário (FPDU). É de grande valia o apoio da União Paranaense dos Estudantes (UPE), da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

O projeto tem a finalidade de impulsionar a competição e transformá-la na principal vitrine para os atletas paranaenses. Através do esporte que milhares de universitários terão a oportunidade de ter uma maior integração acadêmica e até mesmo social. O objetivo é integrar os jovens ao esporte de uma maneira muito mais eficiente e duradoura, tanto para a sociedade quanto para o Estado.

A atual política esportiva é acompanhar o desenvolvimento esportivo do jovem em toda sua vida estudantil, do ensino fundamental até o ensino superior. Os Jogos Universitários Paranaenses culminam o esforço de várias correntes na reestruturação dos jogos em todo o Brasil, nos moldes do que aconteceu com o sucesso da retomada dos Jogos Colegiais no Paraná.

O dirigente do segmento de esporte universitário no Ministério do Esporte, Ricardo Capelli, diz que a Confederação Brasileira do Esporte Universitário e o Governo Federal, têm como principal objetivo organizar uma política de reestruturação na área em todo o país, e o Paraná deu o primeiro passo para chegar ao patamar de entidade de referência.

Fonte: AE Notícias