IMG discute projeto de cultura para desenvolver o Brasil

O papel da cultura e dos movimentos culturais para a construção de um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil vai pautar a discussão no II Seminário Nacional de Cultura que o Instituto Maurício Grabois (IMG) realiza no Hotel Ero

"Trata-se de um evento promovido pelo IMG nacional e que contará com a participação de delegações dos estados além de lideranças e gestores públicos da área da cultura", explica Valéria Duarte, presidente do instituto no Distrito Federal, que sedia o evento.

O evento tem como objetivo reunir artistas, gestores públicos de cultura e ativistas culturais ligados ao IMG para dar seqüência à construção de uma corrente de opinião e atuação nos movimentos culturais e no meio artístico e cultural. O seminário vai também avaliar a experiência da participação da corrente progressista na definição de políticas públicas de cultura e sistematizar indicações para novas iniciativas nesta direção.

As discussões servirão ainda para a elaboração de uma plataforma cultura para as eleições presidenciais e demais níveis de governo.

Programação

A abertura do evento será feita pelo jornalista e poeta Adalberto Monteiro, presidente do IMG. "Cultura, identidade nacional e desenvolvimento: qual o lugar da cultura em um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil?" e o tema da primeira mesa, na sexta-feira (19) pela manhã, que reunirá a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ); secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Alfredo Manevy; secretário de Programas e Projetos do Ministério da Cultura, Célio Turino, tendo como moderador Adalberto Monteiro.

A mesa 2, no período da tarde, vai debater a "Experiências de gestão pública na área da cultura: a política cultural do governo federal e outras experiências de participação em governos locais", com o coordenador do Plano Nacional de Cultura do MinC, Elder Vieira e o advogado Ronald Freitas, tendo como moderador: o ex-secretário de Cultura de Alagoas Eduardo Bonfim.

No sábado (20) haverá discussão sobre "Os movimentos sociais de cultura: experiências de intervenção cultural a partir dos artistas e movimentos sociais", com o diretor teatral e membro do Movimento Arte contra a Barbárie, José Renato; o ator e ex-coordenador do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), Ernesto Valença e o deputado estadual, Javier Alfaya, da Bahia. O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo Petta vai funcionar como moderador.

À tarde, haverá apresentação do tema "Pontos para um programa: sintetizando reflexões que serão realizadas durante todo o Seminário". O objetivo desta mesa é compilar pontos para um programa de cultura para o Brasil. Participam dos debates o secretário-executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira e o diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel, tendo como moderadora a chefe de gabinete do Secretário de Programas e Projetos do Ministério da Cultura, Antônia Rangel.

De Brasília

Márcia Xavier