Ferrovia é importante para desenvolver Centro-Oeste, diz Lula

A ferrovia Norte-Sul, entre os municípios de Araguaína e Aguiarnópolis, no norte de Tocantins, "é extremamente importante para desenvolver o Centro-Oeste brasileiro", disse hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente inspeci

A ferrovia Norte-Sul, entre os municípios de Araguaína e Aguiarnópolis, no norte de Tocantins, "é extremamente importante para desenvolver o Centro-Oeste brasileiro", disse hoje o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente inspecionou obras da ferrovia, que teve início na década de 80 e foi retomada pelo governo federal.

Com 1.980 quilômetros, a Ferrovia Norte-Sul ligará Belém, no Pará, até a cidade de Anápolis, em Goiás, influenciando oito estados (Maranhão, Tocantins, Goiás, nordeste do Mato Grosso, sudeste do Pará, sul do Piauí, oeste da Bahia e noroeste de Minas Gerais), de acordo com informações divulgadas pelo Palácio do Planalto.
"É extremamente importante para o processo de integração da riqueza desse país, para o processo do escoamento da produção da nossa riqueza", ressaltou Lula. Segundo ele, agora, a construção não será mais interrompida. "Essa obra não pára mais. Essa obra vai continuar, porque a desgraça desse país sempre foi um presidente começava uma obra e outro vinha e parava, porque tinha de começar a dele". A previsão do Ministério dos Transportes é que o trecho entre Belém e Anápolis seja encerrado até o final do ano.
Enquanto o presidente estava em Tocantins, servidores públicos federais protestaram durante cerca de 15 minutos em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. Eles reivindicavam reajuste salarial e plano de carreira para a categoria. Participaram da manifestação servidores do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Advocacia-Geral da União (AGU).

Fonte: Agência Brasil