Datafolha confirma favoritismo de Lula

Pesquisa Datafolha divulga há pouco pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, confirma o favoritismo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontado hoje pela pesquisa CNT/Sensus. Segundo o Datafolha, Lula subiu de 41% em abril para 43% em maio. Alckmin passo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre Geraldo Alckmin (PSDB) e seria reeleito no primeiro turno, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (24/05) no Jornal Nacional, da Rede Globo. Lula tem 45% de intenção de votos contra 22% do ex-governador de São Paulo, no cenário em que o PMDB não lança candidato.

Com relação ao último levantamento, a diferença cresceu de 20 para 23 pontos percentuais. Pesquisa realizada em 4 e 5 de abril indicava o presidente com 43% da intenção de votos contra 23% de Alckmin, sem Garotinho na disputa.

Lula vence a disputa no primeiro turno mesmo se o PMDB lançar candidato. Os nomes do partido oscilam entre 2% e 7%. A intenção de votos de Garotinho recuou de 15% na última pesquisa para 7%. O ex-presidente Itamar Franco fica com 6%, e o senador Pedro Simon, com 2%. Com Garotinho, Lula fica com 43% e Alckmin, 21%.

Depois de Lula e Alckmin, seguem, no cenário sem candidato do PMDB, Heloísa Helena (PSOL) com 7%, Enéas (Prona), com 3%, Cristovam Buarque (PDT), com 1% Roberto Freire (PPS), 2% e José Maria Eymael (PSDC), com 1%.

O presidente também vence todas as simulações de segundo turno. O petista supera Alckmin por 52% a 35%, e Garotinho por 57% a 24%.

O levantamento do Datafolha ouviu 6.104 pessoas nestas terça e quarta-feira em 258 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo 6936/2006.

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quarta também aponta vitória do petista no primeiro turno. Lula aparece com 40,7%, percentual maior do que a soma de intenção de votos dos outros candidatos.

Clique no link abaixo para conferir mais detalhes sobre a pesquisa Datafolha:
http://datafolha.folha.uol.com.br/po/intvoto_pres_24052006.shtml