Governador iraniano acusa CIA de promover distúrbios no país

Rahim Ghorbani, governador da província de Azerbaijão Ocidental, no noroeste do Irã, denunciou hoje que a Agência Central de Informação (CIA) dos EUA está por trás dos incidentes dos últimos dias em Urumie, capital d

"A raiz destes problemas (os recentes distúrbios) está nas mãos dos EUA e das autoridades da Casa Branca, que querem se introduzir na cultura do país para desmoroná-lo", disse o governador, segundo a agência oficial "Irna".

Segundo o governador da província, de população majoritária azeri, a Casa Branca destinou um orçamento de US$ 70 milhões para desestabilizar o Irã.

"Eles (os americanos) tentam destruir a rica cultura islâmica do Irã destinando enormes quantias e com esse objetivo usaram alguns veículos de comunicação e os satélites", ressaltou o governador.

Ghorbani acrescentou que os "EUA estão tentando se introduzir nas etnias e culturas (do Irã) através de mercenários ignorantes".

Houve vários incidentes em Urumie na terça-feira devido à publicação, no jornal Iran, de uma vinheta que insultava o idioma azeri. Durante os confrontos, os manifestantes atacaram vários centros estaduais e destruíram propriedades públicas na cidade.

O jornal Iran, vinculado à agência Irna, foi fechado na terça-feira após a publicação das vinhetas sob a acusação de divulgar "material provocativo e fomentar a discórdia".

Segundo o departamento de Imprensa e Informação do Ministério de Cultura e Conselhos Islâmicos, a decisão foi tomada pela maioria dos membros do conselho diretivo do departamento, que votou pelo fechamento do jornal.

Com agências internacionais