Tem início 17.ª Cúpula Rússia-União Européia

A 17.ª Cúpula Rússia União Européia começou hoje em Sótchi, com uma agenda baseada na conclusão de acordos pendentes sobre a concessão de vistos e readmissão, cooperação bilateral e análise

Outros temas de importância estão relacionados com a segurança energética regional e a contenda ocidental em relação ao programa nuclear iraniano, relatou o representante especial para as relações com a UE,do presidente russo Vladímir Pútin, Serguei Yastrjembski.

Moscou espera que essa nova rodada reafirme o desenvolvimento ascendente nos vínculos estratégicos e se diferencie das anteriores por resultados concretos, indicou Yastrjembski, a poucas horas do encontro no balneário do Mar Negro.

Segundo ele, o êxito desta cúpula estará na assinatura de dois importantes acordos sobre mecanismos mais flexíveis de visto para cidadãos russos e da UE e também de permanência, comentou a agência Interfax.

O novo regime de vistos, no caso da Rússia, inclui somente algumas categorias, como estudantes, cientistas, personalidades da cultura, diplomatas e empresários.

A tão aguardada medida servirá de impulso aos compromissos e obrigações por parte da Rússia para o convênio de readmissão de imigrantes, em sua maioria procedentes das ex-repúblicas soviéticas.

Outro assunto que permanece sem solução é a situação de trânsito por Kaliningrado, a cidade mais ocidental da Rússia, para outras regiões do país, relembrou por sua vez o vice-presidente do comitê para assuntos internacionais do Conselho da Federação (Senado), Vassíli Likhatchov.

Também deverá ser resolvida a questão da garantia dos direitos das minorias russas nas nações do Báltico.

Durante a cúpula anterior, em Londres, realizada em outubro de 2005, o presidente Pútin solicitou à comunidade internacional uma mediação para resolver a situação de milhões de russos que têm o polêmico status de "Não Cidadãos" na Letônia e na Estônia.

Com informações da Agência Prensa Latina