Petrobras bate novo recorde de produção diária de petróleo

A Petrobras informou em nota oficial, divulgada nesta sexta-feira (26/05), que bateu novo recorde de produção diária de petróleo. O novo resultado alcançado totaliza 1.870.761 barris. O volume representa cerca de 13 mil barris a

É o primeiro recorde diário obtido este ano pela companhia. A marca é ainda 4,2% superior ao último recorde mensal de produção, obtido em abril de 2006 (1,795 milhão de barris por dia). É, também, um resultado 6,2% maior que a média obtida este ano, até abril de 2006 (1,762 milhão de barris por dia) e 11% acima da produção média de 2005 (1,684 milhão de barris por dia).

De acordo com a nota divulgada, é resultado da "crescente recuperação dos campos localizados nas áreas maduras das regiões Norte e Nordeste e do excepcional desempenho operacional das plataformas da Bacia de Campos; em particular, da recém-instalada plataforma P-50, no campo de Albacora Leste, que contribuiu com 75 mil barris para esse resultado".

A Petrobras destaca, ainda, que com apenas 20 dias de produção, o navio-plataforma FPSO-Capixaba, que opera no campo de Golfinho, no Espírito Santo, já atingiu 50 mil barris por dia, o equivalente à metade da sua capacidade total de produção diária.

Em ascensão –
No mês passado, o Brasil conquistou a auto-suficiência em petróleo. Isso significa que o país já produz mais do que consome, não sendo mais uma nação altamente dependente de petróleo importado como antes e, portanto, superando a vulnerabilidade das oscilações do mercado internacional do óleo combustível.

A Petrobras também se consolida como empresa bem-sucedida economicamente. A estatal teve lucro de R$ 6,675 bilhões nos três primeiros meses de 2006 – resultado 33% maior do que o registrado no mesmo período de 2005.

Da redação, com Agência Brasil