Cruz Vermelha diz que há 50 mil refugiados no Timor

Milhares de pessoas abandonaram as suas casas no Timor Leste em função da crescente violência no país, alertaram agências humanitárias neste domingo (28/05). Segundo a Agência de Refugiados da ONU, pelo menos 25 mil r

Foram ocupados o aeroporto, porto, igrejas e a própria sede da ONU. A Cruz Vermelha estima que em todo o país haja cerca de 50 mil refugiados. Muitos estão em acampamentos improvisados.

Confrontos –
Neste domingo, grupos civis continuavam queimando casas e carros nas ruas da capital Díli. Ao longo da semana, pelo menos 20 pessoas morreram em confrontos.

A onda de violência começou em março, quando 600 soldados, que se diziam discriminados, foram demitidos do Exército após terem feito uma greve. A demissão desencadeou uma série de confrontos entre militares e policiais e, nos últimos dias, grupos civis tomaram as ruas da capital.

Austrália, Nova Zelândia, Portugal e Malásia estão enviando tropas para o país. Neste domingo, a Austrália anunciou que mandaria um reforço. Com isso, o país passa a contar com 1,8 mil soldados no Timor Leste – maior do que seu contingente no Iraque, onde mantém 1,3 mil soldados.

O ministro das Relações Exteriores do Timor Leste, José Ramos Horta, acusou o governo timorense de ser o culpado pela violência no país. Em entrevista à BBC, o chanceler disse que o governo não deu uma resposta imediata ao ser alertado sobre os problemas com o Exército e a polícia.

Fonte: BBC