Chávez diz que Opep é organização antiimperialista

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é uma organização antiimperialista e libertadora dos povos, afirmou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, aos 11 ministro e representantes do cartel reunidos em Caracas.

"A Opep é uma organização anticolonialista, antiimperialista, é uma organização para o desenvolvimento de nossos povos da América Latina, da África e da Ásia", disse Chávez. O presidente venezuelano disse que "um século se passou e nós damos o petróleo para saciar a sede dos países desenvolvidos enquanto nossos povos na Ásia, na África e na América Latina estão se afundando no subdesenvolvimento, na miséria e no atraso". "Colonialismo, isto se chama imperialismo", destacou ao defender os preços dos hidrocarbonetos e uma nova faixa que fixe como piso 50 dólares por barril.

 

Lembrando a história da Opep, Chávez disse que seu nascimento foi "uma verdadeira revolução", mas que nos anos 80 e 90 "o cartel foi colocado de joelhos". A organização renasceu após a 2ª Cúpula impulsionada pela Venezuela em setembro de 2000 em Caracas. Chávez disse que durante a década de noventa e depois do fim do bloco socialista, "quando a tese irracional da mão invisível do mercado se impôs, a Opep esteve à beira da morte" e lembrou que "um dos assassinos, naquela época, foi justamente a Venezuela ao promover a violação das cotas".

 

 

Com agências