Pesquisa ''contra-mão'' no Peru: Humala 55%, García 37%

“Na contramão de todas as pesquisas, há uma que aponta o triunfo de Hollanta Humala”, afirma nesta sexta-feira (2) o sítio do tradicional jornal argentino La Nación. O diário cita a sondagem do North American Opinion Research,

Segundo o jornal, a pesquisa citada realizou-se em todo país, “distintamente das outras, que se concentraram em Lima e seus arredores”.

O texto, assinado por Jorge Elias, da redação, diz que, em um “país polarizado”, 52% dos entrevistados rejeitam o Tratado de Livre Comércio com os EUA, que Ollanta pretende revogar. Outros 39% aprovam o TLC, firmado pelo presidente em fim de mandato, Alejandro Toledo.

“Votar por Humala, ou por Chávez [o presidente venezuelano Hugo Chávez, que polarizou a campanha peruana ao explicitar seu apoio a Humala e trocar acusações com García], significaria aprovar a nacionalização do petróleo e do gás no estilo Morales [Evo Morales, presidente da Bolívia]. Mais da metade dos entrevistados se manifestou a favor disto”, diz o jornal.

La Nación, insuspeito de simpatias por Humala, comenta: “Surpreendente? Em pesquisas anteriores ao debate entre ambos, a diferença para o candidato de Chávez era ainda maior”.

A notícia de La Nación está no endereço www.buscador.lanacion.com.ar/Nota.asp?nota_id=810991&high=humala