EUA assinam acordo para Vietnã entrar na OMC

O Vietnã assinou oficialmente um acordo com os Estados Unidos, na semana passada em Ho Chiminvile, visando entrar ainda este ano na Organização Mundial de Comércio (OMC). A assinatura conclui 11 anos de negociaç&ot

O documento foi assinado pelo vice-ministro vietnamita do Comércio, Luong Van Tu, e pelo vice-representante estadunidense, Karan Bhatia, após negocviações bilateraixs sobre o ingresso do Vietnã na OMC. E precede uma reunião de dois dias dos ministros do Comércio dos países do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec), também na capital vietnamita.

 

A reprfesentante comercial estadunidense, Susan Schwab, a chefe da delegação dos EUA para negociações sobre ingressos na OMC, Dorothy Dwoskin, e o vice-primeiro ministro vietnamita, Vu Khoan, presenciaram a cerimônia de assinatura.

 

Antes, Khoan e o ministro vietnamita do Comércio, Truong Dinh Tuyen, entrevistaram-se em separado com Susan Schwab.

 

O Vietnã concluiu em 12 de maio as negociações bilaterais com os EUA, último dos 28 países-membros da OMC a demandar estes entendimentos tendo em vista a adesão do país asiático ao clube comercial mundial. As negociações bilaterais e multilaterais se estenderam por 11 anos.

 

Nos termos do acordo, três quartos dos produtos agrícolas americanos gozarão de um desconto de 15% nas tarifas de importação pelo Vietnã; e até 94% dos produtos manufaturados americanos serão taxadas a menos de 15%, segundo um jornal local.

 

O Vietnã se compromete a abrir seu mercado de telecomunicações e permite o estabelecimento de outras agências e companhias de seguros além das que se dedicam a seguros de vida.

 

Fonte: http://french.peopledaily.com.cn