Índios pataxós ocupam terras de empresa no sul da Bahia

Cerca de trezentos índios pataxós da Aldeia de Cora Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, ocuparam uma parcela dos 20 mil hectares da propriedade da empresa Brasil  Colônia, na margem da BR-367, a 800 km

Os líderes da invasão dizem que 900 famílias de pataxós vivem numa área restrita de 77 hectares e precisam de mais espaço, inclusive para construir casas com ajuda do governo federal. Dizem que só saem do local no caso do governo arranjar um terreno maior para eles habitarem.

De acordo com o chefe indígena Aruã, falta área para os cinco mil indígenas que vivem na aldeia. “Não estamos conseguindo nem  encontrar terreno para construir as casas cedidas pelo governo”, afirmou Aruã.

Diretores da Brasil Colônia alegam que os pataxós ocuparam uma área destinada a preservação ambiental e vão entrar com um pedido de reintegração de posse na Justiça.  O gerente da Brasil Colônia esteve na área e garantiu que entrará com o pedido de reintegração de posse.

A terra indígena de Coroa Vermelha foi homologada com 1.493 hectares, 827 deles destinados à preservação ambiental – Reserva da Jaqueira. de acordo com o cacique Aruã. Os índios afirmam que não sairão mais do local.

Com A Tarde
e Agestado