Em visita ao Piauí, Ariano Suassuna diz que está do lado do PSB e do PCdoB

Em entrevista ao jornal O Globo o escritor Ariano Suassuna disse que em relação à política brasileira ele está do lado do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A entrevista concedida p

João Cláudio foi testemunha da declaração política explícita de Suassuna. “Quando terminou a palestra que Ariano proferiu no Salão nós saímos do auditório e ele perguntou: ‘você é de que partido?’, eu disse do PCdoB e ele disse: ‘eu gostei mais de você ainda, porque quando cassaram o doutor Arraes, a gente não teve apoio de ninguém só o PCdoB que foi pro pau’”, descreveu o vereador.

“Ligaram para ele do jornal O Globo, pedindo que ele desse uma opinião sobre política e ele disse: ‘para eu falar de política eu preciso dizer de que lado estou’, eu pensei que ele fosse dizer que estava do lado do podre, mas ele disse: ‘eu estou do lado do PSB, que é o partido do Miguel Arraes e do PCdoB e estou contra o PFL e o PSDB, porque eu acho que vão voltar para entregar o Brasil, a Petrobras e o Banco do Brasil’”, continuou João Cláudio.

As declarações políticas de Ariano Suassuna não aconteceram somente em conversas com o vereador João Cláudio. Durante a exposição de sua palestra ele disse que já conversou com pessoas sobre uma possível candidatura a senador, mas que não seria candidato porque não tem ‘astúcia’ para a política, mas falou claramente ao público presente o seu posicionamento em relação ao cenário eleitoral do Brasil.

“Eu estou velho, eu sei das coisas, eu to de olho aberto, estão cercando o Brasil de bases militares estão de olhos na nossa água, os governos entreguistas que entregaram a Vale do Rio Doce, a Companhia Siderúrgica Nacional, as companhias telefônicas querem voltar ainda para entregar o Banco do Brasil e a Petrobrás. De vez em quando eles criam uma cortina de fumaça e essa cortina de fumaça, isso é para desviar a atenção disso porque eles tão de olho na nossa água, porque é mais cara do que o petróleo hoje, então essa cortina de fumaça desses escândalos, alguns são verdade, mas a maioria não é não”, Disse Ariano.

Ariano Suassuna disse ainda que já faz política diariamente através de sua arte.
João Cláudio Moreno

O nome mais expressivo entre os artistas piauienses, João Cláudio Moreno, acompanhou Ariano Suassuna na sua visita ao Piauí e disse que as declarações do escritor vão ao encontro com as idéias do PCdoB. “A opinião de Suassuna coincide com a opinião do partido, com a opinião do João Amazonas”.

Simpatizante do PC do B deste 1985 e filiado em 2002, João Cláudio está no seu primeiro mandato como vereador e irá disputar uma vaga na Assembléia Legislativa do Piauí nas eleições deste ano. “Eu entrei no PCdoB por influência do Milani, eu trabalhava na Globo e ele era como uma espécie de Guru, me dava carona todos os dias e conversávamos muito, eu ele e o Rogério Cardoso, os dois eram do PCdoB e os dois foram candidatos a vereador pelo PCdoB. Mas eu já era membro desde 1985, desde a campanha de Manoel Domingos a deputado federal no Piauí, naquela campanha eu era da linha de frente”.

“Eu sou católico, conservador, no ponto de vista de costumes e de cultura, no ponto de vista político eu sou um progressista de vanguarda. O que me simpatiza no PC do B é primeiro a historia, porque se a pessoa é conservadora ela tem um apego a historia e nenhum partido tem a historia tão rica e coerente como o PCdoB”, falou João Cláudio.

Sua sensibilidade de artista com a defesa da humanidade o aproximou do PCdoB. “Eu acho o PCdoB um partido mais inteligente do que os outros, depois o partido tem na visão da defesa cultural tem políticas publicas definidas. Grandes intelectuais e historiadores que tem ligação com a musica, coisa que em outros partidos de esquerda talvez ainda não tenha, porque ainda não tenha essa vivencia grande que tem o PCdoB”.

De Teresina,
Daiane Rufino