China põe em operação hidrelétrica das Três Gargantas

Em maio, foi inaugurada a estrutura com 2,3 km de comprimento e 181 metros de altura, após 13 anos de trabalho – e alguns meses antes do prazo previsto.

Jornais chineses saudaram a concretização de um sonho nacional cujas origens remontam ao líder revolucionário Sun Yat-sen, no início do século 20 . Na terça-feira (6) outro marco notável foi atingido, quando foi dinamitada uma barragem temporária de 580 metros que protege o trecho final recém-concluído, lançando as águas do Yang-tsé contra a represa, que começa a executar a função de controlar o nível e as enchentes do rio.

A instalação dos 12 geradores remanescentes, além dos 14 já em operação, deverá ser concluída em 2008, um ano antes do previsto no cronograma. E ainda falta muito trabalho num complexo maquinário que erguerá embarcações para transpô-las sobre a represa. Será o maior desses mecanismos no mundo. 

 A colossal produção energética da represa ajudará a reduzir a dependência do país em relação ao carvão em cerca de 50 milhões de toneladas por ano. Barragens ainda maiores foram propostas para trechos a montante no próprio Yang-tsé e para o rio Nu, que corre paralelo.

Com agências