Chávez denuncia manobra dos EUA na ONU

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que os Estados Unidos tentam impedir que seu país ocupe um posto no Conselho de Segurança das Nações Unidas através das eleições de outubro na organizaç&a

"Denuncio o governo dos Estados Unidos por ter iniciado uma poderosa campanha de guerra psicológica, de pressão e de chantagem contra os governos do mundo para evitar que a Venezuela seja escolhida para o Conselho de Segurança", disse Chávez em seu programa dominical "Alô Presidente". Segundo Chávez, o problema surgiu porque os Estados Unidos querem que a Venezuela retire sua candidatura a um posto na renovação do Conselho de Segurança, e comparou a disputa à de Davi e Golias. "Não vamos nos retirar. (…) Não importa que o império mostre as suas garras e pressione os Governos do mundo. Confiamos na coragem e na dignidade dos povos e de seus governos", afirmou o presidente.

Chávez disse que a candidatura venezuelana "recebe a cada dia mais mostras de apoio", e citou o Brasil entre os países favoráveis à causa de Caracas. O líder venezuelano reconheceu que obter o posto no Conselho será difícil porque o país enfrenta "o imperialismo mais brutal". "Não vamos renunciar, como alguns nos recomendaram. Preferimos morrer brigando" disse Chávez. O presidente alertou a comunidade internacional que "os EUA são uma ameaça para qualquer um que tente se opor às suas pretensões.

Com agências