Espaço BH Cidadania João Amazonas de portas abertas

Foi inaugurado na manhã de hoje o Espaço BH Cidadania João Amazonas, no Conjunto Mariano de Abreu na Zona Leste de Belo Horizonte. O Espaço além de um Centro poli-esportivo abrigará um conjun

Muita coisa aconteceu desde que João Amazonas pisou pela primeira vez na capital dos mineiros. Era final de 1941 e o comunista acabara de fugir, junto com Pedro Pomar, de uma prisão no Pará. Morou em Minas por dois anos, tornando-se comerciário e trabalhando na reorganização do Partido Comunista no estado.
 
Passados 65 anos, na manhã do dia 12 de junho, o nome deste paraense entra de novo na história da luta popular de Belo Horizonte. Em uma emocionante cerimônia, foi inaugurado o Espaço BH Cidadania João Amazonas. Localizado no Conjunto Mariano de Abreu, abriga um Centro Esportivo e de Lazer, com campo de futebol de dimensões oficiais, quadra poliesportiva, pista de bicicross, teatro de arena, cozinha industrial, praça para exercícios físicos, vestiários, sanitários e um salão para reuniões.
 
O local abrigará oficinas de cultura e inclusão digital, grupos de convivência de idosos e de socialização infanto-juvenil, além de um conjunto de programas desenvolvidos pelo governo federal para jovens carentes. Em volta da Pedreira Mariano de Abreu, cercando todos os lados do Centro Esportivo, os barracos com seus jovens dependurados nas lajes e apreciando o movimento, ilustravam quem eram os brasileiros que usarão a obra inaugurada. Dentro do Espaço, alguns já corriam atrás da bola no campo, em uma disputada pelada que não pára para ver as festividades.
 
 

Leste Vermelha

 
Classificado como uma das manchas mais expressivas do mapa que aponta as áreas de maior concentração de famílias situadas abaixo da linha de miserabilidade, com 16 mil habitantes, segundo estudo divulgado recentemente pelo IBGE, o Conjunto Mariano de Abreu, a partir de agora, terá reunido em um só espaço diferentes programas sociais, nos setores da Educação, Saúde, Assistência,Cultura, Esportes, Direitos de Cidadania e Abastecimento voltados para cidadãos carentes.
 
A conquista do espaço tem também a ver com a luta de João Amazonas, pois foi uma vitória da organização popular de um bairro com muitas lideranças do PCdoB, que Amazonas reorganizara décadas antes. Com uma grande mobilização, a comunidade aprovou no Orçamento Participativo de 2002 a destinação de R$ 1.279.137,00 para a construção. “Quando íamos para a Assembléia do OP, soubemos da morte do João, então prometemos que se aprovado, este local teria o nome de João Amazonas, como homenagem não só a ele, mas a todos os comunistas que têm uma ligação tão intensa com esta comunidade”, conta Marizete Leão, presidente da Associação Comunitária.
 
A ligação dos comunistas com o bairro, citada por Marizete, remonta a primeira ocupação urbana organizada em Belo Horizonte. Aconteceu no ano de 1983 e foi conseqüência da última grande enchente do Rio Arrudas, que corta a cidade. Os desabrigados das margens tiveram que abandonar seus barracos alagados e procurarem outras moradias. Os militantes do PCdoB da época desenvolviam um intenso trabalho comunitário através da Famobh (Federação das Associações de Moradores de Belo Horizonte) e lideraram a ocupação da região.
 
Enfrentando a repressão de uma ditadura que se findava, levantaram seus barracos de lona preta, iniciando uma resistência de anos. A presidente da Famobh na época, a comunista Dalva Estela, foi presa como retaliação dos militares. Passados 23 anos, nesta manhã Dalva falava na cerimônia como secretária de administração da leste, cargo que ocupa na prefeitura há três gestões.“Esta região sempre teve uma história de luta e cada conquista da comunidade é trazida com muita organização popular, por isso prestamos esta homenagem a João Amazonas, que dedicou a sua vida pela democracia, a justiça social e a organização do povo”, ressaltou Dalva.
 
Outra reconhecida liderança da região, o vereador Paulão do PCdoB, falou da importância do Orçamento Participativo, que possibilita que o povo tenha espaço nas decisões dos rumos da cidade. Para a deputada estadual Jô Moraes, esta conquista registra toda a dimensão da luta de João Amazonas, “pois foi arrancada da luta do povo no OP e garantida pela administração popular em que o PCdoB faz parte”.
 

Descentralização dos serviços públicos

 
Nomeado como coordenador do Espaço BH Cidadania João Amazonas, o assistente social Célio Raydan informou que o local funcionará de 7h às 22h, com período noturno organizado de forma a atender a demanda da comunidade. Nos finais de semanas e feriados as atividades serão livres, permitindo a prática de esportes e programações de lazer. A agenda dos dias úteis  incluirá oficinas de cultura, Grupo de Convivência do Idoso, Unidade de Apoio à Família e Cidadania (NAF), Centro Poliesportivo, Posto de Internet Municipal e Atividades de Socialização Infanto Juvenil.
           
A meta é ampliar os mecanismos de inserção da sociedade na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas. O Núcleo do Programa Esporte Esperança, com capacidade de atender até 400 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, em escolinhas de futebol de campo e  futebol de salão, as oficinas de arte, alimentação e cultura, o Grupo de Convivência para a Terceira Idade, que terá a participação de até 100 idosos e ainda o Programa Academia da Cidade, da Secretaria Municipal de Saúde,  tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e saúde da população, por meio da prática esportiva regular e supervisionada. E serão os eixos usados para promover o envolvimento, a apropriação e a participação da comunidade nos serviços ali disponibilizados.                      
 
Meninas de Sinhá encerraram a atividade        
 
O tablado erguido na sala multimeios do Espaço BH Cidadania João Amazonas, no Conjunto Mariano de Abreu, Região Leste da capital mineira, ficou pequeno para acomodar as inúmeras personalidades políticas que participaram da solenidade de inauguração do equipamento, nesta manhã A Secretária de Administração Regional Municipal Leste de BH, Dalva Stela Rodrigues Medeiros (PCdoB), foi a anfitriã do evento, recebendo o prefeito Fernando Pimentel (PT), o ex-ministro Nilmário Miranda (PT) e os deputados estaduais Roberto de Carvalho, Rogério Correia (PT) e a deputada Jô Moraes, atual presidente estadual do PCdoB de Minas Gerais. Os secretários municipais de Serviços Urbanos, Murilo Valadares, de Políticas Sociais, Jorge Nahas, de governo, Paulo Moura, de Educação, Pilar Lacerda, o adjunto de Esportes, João Gualberto Filho e ainda os vereadores Paulão (PCdoB) e Paulo Lamac, também participaram da inauguração
 
No final da atividade, as centenas de pessoas que acompanhavam a inauguração, entre elas o prefeito Fernando Pimentel e o ex-ministro Nilmário Miranda, foram brindadas com a música e a dança das Meninas de Sinhá, um grupo de jovens senhoras que com as Cantigas de Roda divulgam a cultura da periferia.
 
As artistas, lideradas pela comunista Dona Valdete, fazem parte da comunidade do alto Vera Cruz, na região Leste do vereador Paulão e de centenas de comunistas que carregam o legado deixado por João Amazonas em sua passagem pelas Minas dos anos 40.
 
De Belo Horizonte

Kerisson Lopes e Telma Gomes