Grande convenção no RS aprova nominata comunista e chapa Olívio/Jussara

Mais de 500 delegados participaram da Convenção Eleitoral do PCdoB do RS, neste sábado, que contou com um ato político de formalização da aliança com o PT e a confirmação da deputada Jussara Cony como vice

O encontro foi marcado pelo entusiasmo e a emoção. Logo após o início dos trabalhos, com a chegada ao plenário de Olívio Dutra e do candidato ao Senado, Miguel Rosseto (PT),  teve início o ato político de formalização da aliança. A militância expressou , em vários momentos, sua empolgação com as candidaturas da chapa majoritária, entoando palavras de ordem e o nome dos candidatos.

O presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, ao fazer uso da palavra, disse que a convenção marcava a largada para uma grande mobilização do partido no estado e que esta aliança com o PT, tendo o PCdoB na vice, com Jussara Cony, reúne as condições para , junto com amplos setores, apresentar um projeto para o Rio Grande retomar o seu crescimento, sintonizado com o desenvolvimento do país.
Walter Sorrentino, representando o Secretariado do Comitê Central, enfatizou que o PCdoB, diante dos desafios históricos colocados para o povo nesta eleição, tem lado. “São dois caminhos que se opõem. O lado do nosso partido é apoiar Lula para aprofundar as mudanças no país”. Ressaltou que o PCdoB entende ter pela frente uma batalha de “grandes proporções”. Salientou a importância do projeto do partido no estado e da aliança para conquistar o governo gaúcho ao lado do PT .

Rosseto, ao falar da eleição no estado,  também fez referência a importância da disputa maior que é a eleição presidencial. “Esta unidade estratégica com o PCdoB é fundamental e a partir disso vamos angariar apoios para construir a nossa vitória no estado e o avanço do governo Lula”.

Jussara: Pensar o Rio Grande a médio e longo prazo

Já Jussara não poupou críticas ao governo Rigotto. “Nosso desafio é fazer o estado retomar o rumo do seu desenvolvimento. O governo Rigotto foi na contra-mão da história. Optou por antagonizar com o governo Lula. O resultado disso é a paralisia em que se encontra o Rio Grande” alfinetou. Ela evocou a necessidade de o estado rearticular as suas cadeias produtivas, para gerar desenvolvimento, emprego e renda. “Temos que pensar o nosso estado a médio e longo prazo. Ter uma matriz tributária que garanta a capacidade de investimento do estado e a melhoria das condições de vida da população”.  Ainda, segundo ela, é preciso articular políticas que beneficiem a população que mais precisa, recuperando as ações sociais do estado.

Olívio: desenvolvimento integrador
“Queremos um desenvolvimento integrado e integrador. Isso articulado com o desenvolvimento sustentável, com inclusão social e com protagonismo do povo gaúcho”. Assim definiu Olívio Dutra, como sendo a sua visão de rumos a seguir para enfrentar o debate da situação de estagnação vivida pelo Rio Grande do Sul – tema que, tudo indica, terá centralidade no processo eleitoral que se inicia.  “Queremos o enlace do Rio Grande com o país e do país com o américa latina”, completou. Sobre o programa de governo, Olívio disse estar ainda aberto para incorporar outras forças. Em relação a aliança com o PCdoB disse que isso engrandece a frente. “São companheiros de luta, do campo democrático e popular. Tem grande contribuição no avanço das lutas do povo”, declarou.
Dezenas de lideranças políticas e candidatos do PT compareceram ao ato. Depois do encerramento ocorreu entrevista coletiva com os integrantes da chapa majoritária.

Emoção

A convenção do PCdoB teve prosseguimento durante a tarde. Um dos momentos mais emocionantes da convenção foi a homenagem prestada a Jussara Cony pelos integrantes do seu gabinete. Foi exibido um vídeo e narração com momentos da trajetória de Jussara. Ela foi presenteada com uma escultura que simboliza a mulher. Também, durante a homenagem , o cantor Marcelo Cará  interpretou a canção “Maria Maria” de Milton Nascimento.

Aprovação da nominata

Após intervenção sobre a campanha no estado e as intervenções do plenário, os delegados referendaram as candidaturas comunistas no Rio Grande. Para câmara federal: Manuela Dávila e Caio Ferreira. Para a assembéia gaúcha: Raul Carrion; Déo Gomes; Junior Piaia; Juliano Roso; Julio Martins; Dina Machado e José Pinheiro.
O projeto eleitoral do PCdoB no RS, além de eleger Olívio e Jussara  para o Piratini, consiste em conquistar mandato na  Câmara Federal e garantir, procurando ampliar, seu espaço no parlamento estadual.

O PT do RS também realizou sua convenção neste sábado, referendou a coligação com o PCdoB, as indicações para a chapa majoritária e a sua nominata para a eleição proporcional.

De Porto Alegre
Clomar porto