Sem categoria

PCdoB/ES começa uma nova fase com conferência e convenção estaduais

No último final de semana, foram aprovados o novo comitê estadual, o programa de estruturação partidária e o projeto eleitoral de 2006. O partido fechou aliança com PT, PSB e PL para apoiar o governador Paulo Artung, do PM

O PCdoB do Espírito Santo iniciou uma nova fase de sua história. Após passar por um período conturbado em sua estrutura local, a legenda aprovou seu projeto eleitoral para estas eleições e coroou o processo de reestruturação partidária, em convenção e conferência realizadas sexta-feira e sábado, dias 10 e 11,  em Vitória.

 

Com relação ao pleito de outubro, foi acordado o fechamento de aliança com PT, PSB e PL para a candidatura majoritária. Segundo Anderson Falcão, presidente do PCdoB/ES, está praticamente confirmada a adesão do bloco em torno do nome de Paulo Hartung (PMDB), atual governador, em busca de sua reeleição. “Os fatores condicionantes para isso seria o apoio à reeleição de Lula, de maneira que o presidente pudesse contar com nosso palanque no estado e o apoio à candidatura ao Senado do deputado federal Renato Casagrande, do PSB”, disse o dirigente comunista.

 

Ele avalia que a convenção solidificou a aliança e pavimentou o caminho para uma candidatura progressista no estado. “Hartung assumiu um estado quebrado deixado por seu antecessor, o tucano José Ignácio Ferreira, que foi responsável por um dos governos mais corruptos do Espírito Santo. Mas, com o auxílio do governo federal, conseguiu colocar o estado numa situação melhor e hoje o Espírito Santo é o segundo produtor de petróleo do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro”, lembra Falcão.

 

No que tange as candidaturas proporcionais, o PCdoB capixaba decidiu lançar uma chapa com dez nomes a deputado federal com perfis amplos, que atingem setores diferentes da sociedade. Entre os trabalhadores, serão lançados os sindicalistas Antônio Carlos Vivaldi e José Suzano de Almeida. Entre as mulheres, Anselma Bernardos, advogada trabalhista e Vanderléia Andrade, assistente social que teve boa votação para vereadora. Da juventude, vem Ketno Santiago, ex-presidente da UJS e da UMES de Vitória e de Cariacica. Na área de esportes, Carlos Duarte, que já foi candidato a vereador; além de Benjamin do Assentamento, vereador de Ecoporanga, ligado à questão da terra, Antonio Ramos Barbosa, ex- vereador por Vila Velha e atual ouvidor-geral do município, Namy Chequer, ex- vereador e ex-presidente do PCdoB/ES e Jório de Barros, ex-deputado estadual e federal.

 

Segundo Falcão, o PCdoB no Espírito Santo tem “um projeto eleitoral ousado que é fazer um deputado estadual e alcançar 2% dos votos no estado, o que corresponde a cerca de 40 mil votos, contribuindo, dessa maneira, para o debate sobre a cláusula de barreira”. A meta aprovada na convenção deve ser concentrar esforços para eleger André Nardoto, vereador em São Mateus, para deputado estadual. Na avaliação da direção local, o estado tem hoje boas condições para se alcançar tais objetivos. “Temos sete vereadores, um vice-prefeito em Conceição da Barra e buscamos, na chapa de senador, a primeira suplência. Com isso queremos que o partido se destaque e dê um salto ainda maior no estado, discutindo política em um outro patamar”.

 

Novos rumos na direção

 

Em um amplo ato político realizado na última sexta-feira, dia 10 de junho, foi aberta a conferência estadual do PCdoB, que elegeu o novo comitê do Espírito Santo, formado por 30 membros. Participaram do evento lideranças como o deputado estadual pelo PSB, Renato Casagrande; os deputados estaduais do PT, Cláudio Vereza e Carlos Castiglione; o deputado federal Neucimar Fraga, presidente do PL/ES; os deputados estaduais do PSC/ES   Reginaldo Almeida  e Jurandir Loureiro, Luiz Pimentel, secretário-geral do PDT/ES e Altamiro Borges, secretário nacional de Comunicação do PCdoB, além de representantes dos movimentos sociais como o presidente da UJS no estado, Fábio Lucio de Barros, o presidente do Sindicato dos Professores, Antonio Carlos Vivaldi e Luciana Bernardes, representante da UBM.

 

“No processo de conferência, mobilizamos na base 550 militantes e na sexta-feira, 110 delegados estiveram presentes para decidir o futuro de nosso comitê”, disse Falcão, para quem os números foram além das expectativas. “Em um processo inédito, distribuímos 800 cartilhas para nossa militância com o projeto político e o plano partidário do estado. Este documento serviu para um debate intenso nos municípios e a democracia foi exercida amplamente”, completou. Ele destaca ainda a unidade que se atingiu na conferência. “Foi um debate maduro que resultou numa nova realidade de unificação em torno de uma política partidária coerente para o PCdoB no estado. Os militantes e dirigentes se comprometeram com a reestruturação do partido”.

 

Apesar das dificuldades enfrentadas no estado, Falcão salienta que o PCdoB do Espírito Santo angariou o respeito das demais forças políticas locais e hoje é uma legenda de peso. “O Casagrande chegou a dizer que o PCdoB é um partido que elabora. Acho esta é a nossa principal característica”.

 

O dirigente comunista constatou que no estado o partido evoluiu, mas precisa agora se consolidar. “No processo para o 10º Congresso, reunimos 296 militantes no estado. Já para o 11º Congresso, esse número saltou para 440 em 18 municípios. Para esta última conferência, reunimos 550. A expectativa para os próximos meses é trabalhar para o crescimento e consolidação do PCdoB, especialmente nos movimentos sociais e no cenário político”.

 

De São Paulo,
Priscila Lobregatte