Financeira do Citibank é autuada por violação das leis brasileiras

A agência Bonsucesso do CitiFinancial foi autuada pela fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) por violação das leis trabalhistas. Apesar de ser uma financeira, a empresa se intitula “promotora de venda

Estes dois dispositivos fixam de maneira clara que o trabalho em banco é privativo dos bancários, e, nas financeiras, dos bancários financiários. O trabalho de fiscalização será realizado em todas as agências da CitiFinancial e o resultado passará a integrar o inquérito em curso no Ministério Público do Trabalho (MPT), solicitado pelo Sindicato, contra a financeira, pelas ilegalidades que já estão sendo comprovadas pela DRT.

Mais ilegalidades

A fiscalização autuou ainda a CitiFinancial, por obrigar os empregados a uma jornada superior à de seis horas dos bancários e financiários e por não respeitar os demais direitos garantidos nas convenções coletivas de ambos. Foi autuada, ainda, por violação da Lei Complementar 105/2001, que enquadra as “promotoras de vendas” como instituições financeiras, pelo não cumprimento da Súmula 55 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que aplica aos trabalhadores destas instituições o disposto nos artigos 224 e 225 da CLT, ambos regulamentadores da categoria bancária.

Fonte: Sindicato dos Bancários do Rio