Casa do Samba deve ser inaugurada no fim do ano

O Imperator, antiga casa de shows do Méier, Zona Norte do Rio, que vai virar a Casa do Samba, deve ser inaugurada no fim do ano, antes do Natal. A confirmação ocorreu no dia 19 pelo governo do Rio de Janeiro.

Em 2004, o governo desapropriou o prédio que fica na Rua Dias da Cruz por R$ 5,2 milhões. No ano passado, foram liberados recursos da ordem de R$ 243 mil, destinados à elaboração dos projetos de arquitetura, cálculo estrutural, instalações prediais e especiais.
 
O local irá abrigar não só um grande palco para os sambistas cariocas, mas terá área para exposições, seminários, uma escola de arte e sala de palestras, enfim, um grande centro cultural, situado em um dos berços do samba carioca. A Casa do Samba contará com dois andares, que somam oito mil metros quadrados, que atenderão por dia cerca de 400 pessoas.
 

No local, em 1954, foi inaugurada a maior sala de cinema da América Latina, com quatro mil lugares. O cinema era um sucesso e atraía moradores de vários bairros cariocas até 1986, quando fechou as portas. Fechou como cinema, mas reabriu em 1991 como casa de shows, igualmente de sucesso, a primeira da Zona Norte carioca. O local foi palco de espetáculos memoráveis, como pretende agora como Casa do Samba.