Convenção do PDT decide hoje se vai ou não com Cristovam

O PDT decide hoje (19), em sua Convenção Nacional, se oficializa o senador Cristovam Buarque (DF) como candidato presidencial ou desiste da candidatura própria. O presidente da legenda, Carlos Lupi, considera “pequena” a po

Lupi não manifesta desalento com o desempenho de Cristovam nas pesquisas, onde figura com 1% das intenções de voto. Argumenta que o PDT não trabalha apenas “por resultado de pesquisa”, mas “por uma causa”.


16 candidatos próprios a governador


O presidente do PDT faz também uma previsão otimista do desempenho da sigla na votação para o Congresso. Fala em eleger de 35 a 40 deputados federais e alcançar “mais de 7% dos votos de legenda”, e rechaça as apreensões – inclusive de correligionários, como o senador Jeferson Péres (AM) – com a cláusula de barreira, que exige 5% dos votos válidos para a Câmara Federal. “Os que hoje estão apreensivos, depois do dia 3 de outubro vão aplaudir a decisão majoritária do partido”, prevê. 


A Convenção tem início às 14 horas, na sede da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Centro do Rio de Janeiro. Além de resolver a pendência sobre a candidatura presidencial, os pedetistas vão deliberar sobre coligações e alianças num total de 16 candidatos próprios a governador de Estado.

Com agências