Brasil e Japão retomaram negociações sobre TV Digital

Representantes dos governos brasileiro e japonês retomaram nesta terça-feira (20), no Palácio do Itamaraty, as discussões sobre a implantação da TV Digital no Brasil. As conversações começaram on

O governo brasileiro quer garantir que o padrão japonês de TV digital utilize as inovações tecnológicas desenvolvidas no Brasil, pelo menos no sistema que será implantado no País, e nos produtos que vierem a ser produzidos aqui e exportados. Essa é uma das condições fundamentais apresentadas pelos representantes do governo brasileiro à delegação de técnicos do governo japonês.

Representantes do padrão japonês já disseram que seriam necessários de seis meses a um ano para concluir os estudos de viabilidade da utilização das inovações brasileiras no padrão do Japão. O Palácio do Planalto, no entanto, quer que esse compromisso seja firmado agora, entendendo que as dificuldades de incorporação se referem ao sistema original, usado no Japão. "Não abrimos mão. Só vamos assinar o que contemplar nossos interesses", disse uma fonte que participa das negociações.

Os representantes dos dois governos estão trabalhando na elaboração de um documento que servirá de base para a implantação do padrão japonês no Brasil. Além disso, os dois lados trabalham para estabelecer um esquema de cooperação na área de microeletrônica e TV digital, com investimentos conjuntos dos dois países, e a adoção de políticas de intercâmbio em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Exigências brasileiras

As negociações envolvem também o compromisso do governo japonês para estimular a formação de mão-de-obra qualificada e a montagem de três centros de desenvolvimento tecnológico. Seriam os primeiros passos para a implantação, no Brasil, de uma fábrica de semicondutores, que são chips usados nos televisores digitais.

Participam do encontro uma delegação de 15 japoneses, formada por técnicos do governo de Tokyo e representantes da indústria de televisores (Toshiba, NEC, Sony e Panasonic). Do lado brasileiro participam das negociações técnicos dos ministérios das Relações Exteriores, Casa Civil, Comunicações, Ciência e Tecnologia, Fazenda e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O acordo produzido nestas reuniões deverá ser assinado no dia 29 pelos governos do Brasil e do Japão. O representante do governo japonês será o ministro do Interior e da Comunicação, Heizo Takenaka. A expectativa é de que nesta mesma data seja assinado um decreto presidencial, anunciando a adoção do padrão japonês e as regras de transição do sistema analógico para o digital.

Com agências