Força Aérea americana bombardeia e mata 13 civis no Iraque

A força aérea dos ocupantes americanos matou nesta terça-feira 13 camponeses iraquianos e feriram outros quatros, durante um bombardeio aéreo efetuadohoje na cidade de Buchahin, a noroeste de Bagdá.

Os atingidos estavam descansando em uma granja, quando foram surpreendidos pelo ataque, segundo Hadi al Azawi, membro de uma organização de defesa dos Direitos Humanos da cidade de Baquba.

O comando militar do exército de ocupação americano alegou que a missão tinha como objetivo "eliminar membros" da suposta rede terrorista internacional al-Qaida.

Emissoras de televisão iraquianas relembraram em suas transmissões que repetidas vezes os ocupantes estadunidenses mataram civis em supostas ações contra a resistência.

As emissoras relembraram também o escândalo ocorrido em novembro do ano passado, depois que a mídia internacional revelou o massacre cometido por soldados americanos contra 24 civis em Haditha, localidade situada ao sul de Bagdá.

Emissoras árabes relataram também a morte de outros cinco civis no último mês no Iraque. Duas das vítimas fatais eram mulheres, atingidas quando viajavam em um carro na estrada próxima à cidade de Samarra, norte de Bagdá.

Nabiha Nisaif Jassim, de 35 anos, estava grávida e em trabalho de parto quando os disparos dos soldados americanos a atingiram, enquanto seu irmão, Raddam al Aswadi, dirigia em velocidade em direção à uma maternidade.

No veículo destruído restaram os corpos ensangüentados de Nisaif e de sua prima Saliha Mojammed Hassam.

Outro caso que também preenche a folha corrida dos ocupantes no Iraque é a denúncia do massacre de 14 civis, cinco mulheres e nove crianças, na cidade de Ishaqi, norte de Bagdá, no último 15 de março. Os autores desse massacre foram absolvidos por um tribunal militar.

Os meios de comunicação iraquianos comentam que essa não foi a primeira vez que os ocupantes abriram fogo contra civis inocentes sem raão alguma, o que aumentou muito o ódio à ocupação estadunidense.