Planejamento avalia plano de servidores da Suframa

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, acha difícil que, até o final do mês, o governo elabore um projeto de lei ou medida provisória que contemple um Plano de Cargos e Salários para os servidores da Superintendência da Zona F

Bernardo conversou sobre o assunto com a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). "O ministro demonstrou conhecer muito bem a realidade dos servidores da Suframa e está disposto a negociar alguns pontos. Estamos aguardando uma audiência com toda a bancada do Amazonas para aprofundar o assunto com ele", disse a deputada.

Vanessa explicou que autarquia tem aproximadamente 900 servidores dos quais pouco mais de 200 são efetivos, mas não possuem carreira específica para atuar no desenvolvimento regional.

O assunto voltará a ser debatido na audiência dessa quarta-feira (21), às 18h, da bancada do Amazonas com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Além do PCS da Suframa, os parlamentares irão cobrar uma solução para a greve dos auditores fiscais da Receita Federal que já causou a demissão de dez mil trabalhadores nas indústrias do Pólo Industrial de Manaus.
 

Força da greve

Nesta terça-feira (20), o comando de greve visitou a deputada solicitando apoio para suas reivindicações. Eles reclamam da demora do governo na elaboração de uma proposta concreta. No último dia 5 de junho, o ministro Mantega pediu um prazo de duas semana para apresentá-la. O prazo terminou na última segunda.

O vice-presidente no Amazonas do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Unafisco), Fernando Augusto de Souza, disse que todos os servidores com funções de chefia no Estado colocaram seus cargos à disposição, numa demonstração de força da greve. Segundo ele, a adesão ao movimento alcança 60% no porto, no aeroporto e na delegacia da Receita.

Na reunião com o ministro da Fazenda, os parlamentares da bancada também vão cobrar o descontingenciamento dos recursos da autarquia, que já ultrapassam R$ 400 milhões. Isso afeta diretamente os projetos de desenvolvimentos firmados nos convênios entre a Suframa e prefeituras da região.

De Brasília

Iram Alfaia