Vidigal intensifica agenda de contatos com lideranças da Região dos Cocais

A menos de 10 dias da convenção que marcará a largada de sua campanha ao Governo do Estado, o pré-candidato do PSB, Edson Vidigal, aproveita todo o espaço de sua agenda para ampliar contatos com lideranças mun

A menos de 10 dias da convenção que marcará a largada de sua campanha ao Governo do Estado, o pré-candidato do PSB, Edson Vidigal, aproveita todo o espaço de sua agenda para ampliar contatos com lideranças municipais do Maranhão. No início da tarde de ontem, acompanhado de diversos dirigentes partidários, ele visitou o município de Santa Filomena (a 370 quilômetros de São Luís), onde foi recebido carinhosamente pela prefeita da cidade, Irene de Sousa Gomes, e por um grupo de vereadores e líderes políticos da região. A prefeita Irene Gomes decretou feriado municipal, para comemorar os 10 anos de emancipaçãode Santa Filomena, numa festa política para a qual ela fez questão de convidar o pré-candidato a governador do PSB.

Antes de chegar em Santa Filomena, Vidigal também ganhou uma calorosa recepção na cidade de Presidente Dutra, onde foi recebido pela prefeita Irene Soares e um grupo de vereadores do município. No final da tarde, Vidigal e sua comitiva seguiram para mais uma etapa da visita, desta vez ao antigo Pé do Morro, hoje município de Governador Luiz Rocha, onde manteve sucessivas reuniões com sindicalistas e representantes de movimentos sociais.

Por onde passou, acompanhado de sua esposa, Eurídice, e do ex-prefeito de Presidente Dutra, Jurandir Carvalho de Sousa, Vidigal manteve ainda encontros com militantes do PT, PSB e PCdoB, que estão sendo mobilizados para a convenção que será realizada, na próxima semana, em São Luís. Ao chegar à cidade de Santa Filomena, Vidigal declarou que, a partir da realização da convenção, abrirá uma discussão com a sociedade sobre as propostas que pretende defender ao longo de sua campanha. Ele revelou que está elaborando, em parceria com especialistas dos partidos que formarão a sua base de apoio, um estudo que contempla soluções para os problemas mais graves do Estado. "Ninguém ignora que a situação do Maranhão é uma das piores do nosso país. Por isso, estamos definindo um conjunto de prioridades para o enfrentamento dos problemas mais cruciais do nosso Estado", afirmou Vidigal.

Ele lembrou que está enfrentando uma corrida contra o tempo para difundir suas idéias e buscar o apoio popular, com vistas às eleições do próximo dia 1º de outubro. "Faremos uma campanha propositiva, no sentido de que teremos propostas concretas e viáveis a serem apresentadas. Queremos ser avaliados pelo nosso passado de luta, pelos nossos compromissos assumidos e cumpridos para com o Brasil e para com o Maranhão. Queremos ser avaliados pela nossa experiência e conhecimento das realidades brasileiras. Enfim, queremos ser avaliados pelo que pretendemos fazer", assinalou o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Antes de seguir para a viagem ao interior do Estado, Vidigal participou em São Luís, no último final de semana, do encerramento da II Plenária Estadual da Agricultura Familiar. O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Estado do Maranhão (Fetraf-MA), contou com a participação de centenas de sindicalistas ligados à luta pela posse da terra. Acompanhado do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT-MA), deputado Domingos Dutra, de Márcio Jardim e de outros dirigentes petistas, Vidigal fez uma saudação aos participantes da Plenária, destacando a importância de um fórum que serve como espaço para que temas referentes à reforma agrária e à agricultura familiar sejam amplamente debatidos.

Vidigal dirigiu-se aos dirigentes da Fetraf-MA, com palavras de agradecimento, por ter sido especialmente convidado para proferir o discurso de encerramento do evento, que faz parte de um movimento que busca alcançar quatro objetivos específicos: fortalecer a agricultura familiar, refletir sobre o processo de desenvolvimento da agricultura familiar no Maranhão, definir diretrizes para que o desenvolvimento dos programas seja mais rápido e repensar a estrutura sindical brasileira. Os organizadores do evento informaram a Vidigal que hoje a Fetraf conta com cerca de 35 municípios filiados e possui mais 20 em processo de criação. Ao proferir seu discurso, Vidigal conclamou a unidade das forças do movimento democrático e popular para o enfrentamento das injustiças sociais que prevalecem no Maranhão. Salientando o passado de lutas do povo maranhense, Vidigal foi enfático ainda ao declarar que "pela paz, pelo trabalho e pela união de todos, poderemos vencer o atraso do Maranhão".