Ana Rocha: “lançar Jandira ao Senado tem um forte simbolismo”

Neste domingo (25), o PCdoB/RJ fará sua convenção estadual, que lançará a candidatura de Jandira Feghali ao Senado Federal, além de aprovar os candidatos do Partido para deputado federal e uma chapa de estaduais. O Alerta Rio o

Alerta Rio – O lançamento da deputada Jandira ao Senado, junto com candidatos a deputados federais e uma chapa própria de estaduais mostra o crescimento que o PCdoB teve no Rio de Janeiro. Qual a sua avaliação sobre essas candidaturas?

Ana Rocha – O PCdoB lançar o nome da Jandira ao Senado tem um simbolismo forte, no sentido de que ela é uma das principais referências da esquerda no estado do Rio de Janeiro. E o fato dela estar ao lado de Lula reforça a esquerda e aglutina as forças progressistas. A candidatura ao Senado tem viabilidade eleitoral como indicam as pesquisas que apontam Jandira na frente. Até porque muita gente ainda não sabe que ela é candidata ao Senado, mas na medida que isso for divulgado em ampla escala, o nome dela galvanizará boa parte da opinião pública. Essa viabilidade também tem relação com a liderança da Jandira, com uma atuação de destaque, como na defesa da soberania do Brasil e dos trabalhadores.

Em relação aos deputados, nós não apresentaremos um ou dois candidatos como em outras eleições. Desta vez, serão vários candidatos em coligação, tendo à frente, para deputado federal, Edmilson Valentim. E ainda vamos lançar uma chapa própria a deputado estadual no sentido de ampliar nossa bancada e reforçar a disputa majoritária.

Alerta Rio – Que análise você faz sobre o quadro sucessório estadual?

Ana Rocha – No quadro estadual a direita está dividida. O PFL apóia a candidatura de Denise Frossard (PPS) no Rio e, em nível nacional, Geraldo Alckmin. O PSDB apresenta o nome de Eduardo Paes. A candidatura mais forte é a do Sérgio Cabral (PMDB), que é de um partido da base do governo, mas que aqui no estado tem demarcado uma posição contra o Lula. Entretanto, no Rio o Lula tem 70% de aceitação e o nosso campo apresenta o nome do Vladimir Palmeira (PT) ao governo do estado.

Alerta Rio – E em nível nacional, como será a participação do PCdoB?

Ana Rocha – O primeiro desafio é reforçar a candidatura de Lula. O segundo é entrar nesta disputa do estado e nesse sentido a candidatura de Jandira se apresenta com mais possibilidade de eleição. Além disso, vamos reforçar nossa chapa de deputados, o que também vai possibilitar ter uma boa base de sustentação do governo Lula. Eu acho que essa eleição será marcada por uma polarização nacional e com isso, o campo das forças progressistas, que apóiam Lula, tem seu reflexo no estado. Depois de um certo tempo, conseguimos caminhar com uma aliança PT, PSB e PCdoB. Isso por si só é um fato relevante, porque a união desse núcleo tem um papel importante, inclusive para fortalecer o palanque do Lula no Rio de Janeiro.

Convenção

A convenção estadual do PCdoB será em Niterói, cidade onde o Partido foi fundado, e começará às 8hs. O local escolhido foi o Cine Arte da UFF. Em seguida, às 11hs, haverá uma grande ato político aberto ao público, com a presença de militantes e simpatizantes.

O Cine Arte da UFF fica na rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, Niterói. Informações: (21) 2532-1365.